
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira (2) a Polícia Federal a tomar o depoimento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) em uma investigação relacionada aos atos golpistas.
A Polícia Federal havia solicitado autorização para o depoimento do senador após ele afirmar ter recebido um pedido do ex-deputado Daniel Silveira para gravar uma conversa com o ministro. O objetivo era criar ambiente para uma tentativa de golpe de Estado e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com o senador, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria participado da reunião em questão e concordado com a ideia.
Em entrevista ao G1, Marcos do Val deu mais detalhes sobre o encontro: “Eles me disseram: Nós colocaríamos uma escuta em você e teria uma equipe para dar suporte, e você vai ter uma audiência com Alexandre de Moraes, e você conduz a conversa pra dizer que ele está ultrapassando as linhas da Constituição. E a gente impede o Lula de assumir, e Alexandre será preso'”.
A Polícia Federal considera o depoimento do senador Marcos do Val necessário, pois ele divulgou nas redes sociais que possui “informações relevantes” para a investigação de ações golpistas.