10 erros comuns na hora do desfralde
Connect with us

Bem-estar

10 erros comuns na hora do desfralde

Retirar uma criança das fraldas exige muita paciência e cuidados, diz a Drª Loreta Campos

Published

on

Atualizado há

Confira os 10 erros na hora de fazer o desfralde
10 erros comuns na hora do desfralde (Foto: Reprodução/Sou Mãe)

O desfralde traz grandes dúvidas para os papais e mamães de primeira viagem, como para os que já passaram pela experiência, o que é normal, aliás, cada criança é diferente. 

Retirar uma criança das fraldas exige muita paciência, informa a pediatra e Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), consultora do sono, educadora parental e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria, Drª Loreta Campos.

“Algumas crianças levam poucas semanas para aprender a usar o banheiro, enquanto outras podem demorar até seis meses e precisar de maior atenção”, diz a especialista.

E para mostrar que todos pais passam pela mesma situação, a Drª Loreta fez uma lista com os 10 erros mais comuns. Confira:

1. Começar antes da hora – o ideal é a partir dos dois anos pois nesta fase as crianças têm autonomia para andar, tirar a roupa e expressar que estão incomodadas com o cocô.

2. Expor a criança em lugares públicos – ir ao banheiro é algo privado, portanto, tente utilizar o sanitário com a porta fechada e penico sempre no banheiro, nunca na sala, quarto, ou qualquer outro cômodo.

3. Delegar a tarefa unicamente para a escola – tente começar a retirada das fraldas em casa, de preferência nas férias, sem muito estresse. A escola deve ser só um apoio.

4. Pressionar a criança para ser rápida – o desfralde requer tempo e paciência. Leve livrinhos, joguinhos para tornar o momento prazeroso.

5. Não providenciar itens de apoio – precisa providenciar um penico ou redutor de vaso sanitário. A criança precisa de conforto. E se faz necessário o apoio para os pés!

6. Esperar a criança pedir para ir ao banheiro – comece retirando a fralda do dia e pergunte ou leve a criança ao banheiro a cada duas horas.

7. Dar bronca se a criança não consegue se segurar – nunca diga você se sujou de novo ou você não aprende.

8. Fazer cara de nojo quando acontece um escape – os escapes, principalmente os noturnos, são frequentes. Pode durar em média até os quatro anos e algumas crianças até seis anos de idade.

9. Colocar roupas difíceis de tirar – se a criança pede para ir ao banheiro os pais têm de agir rápido.

10. Escolher um momento de estresse para tirar a fralda – toda paciência é pouca.

Bem-estar

Apneia do sono pode ser explicação para cansaço excessivo e inexplicável; conheça

Segundo o médico otorrinolaringologista do Hospital São Vicente de Paulo, Fabrício Pandini, a causa se dá por diversos fatores, que colocam em risco a qualidade de vida.

Published

on

Dr. Fabricio Pandini, do HSV, explica sobre a apneia do sono
Estudo na cidade de São Paulo aponta que 32,8% da população geral sofre com o distúrbio (Foto: HSVP)

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), popularmente conhecida como apneia do sono, é caracterizada pela privação de oxigênio e é mais comum do que se imagina. Os episódios acontecem à noite, durante o sono. De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), 32,8% da população da cidade de São Paulo sofre com o…

Continue Reading

Bem-estar

Regulação hormonal é chave para o emagrecimento eficaz

A Dra. Carolina Quina, médica do Esporte com Especialização em Saúde da Mulher, explica como a regulação hormonal pode ser um fator determinante no processo de emagrecimento.

Published

on

Regulação Hormonal é chave para o emagrecimento eficaz
Dra. Carolina Quina explica como os hormônios podem influenciar na perda de peso (Foto: Canva)

No universo do emagrecimento, a dieta e o exercício físico sempre foram os protagonistas, mas um terceiro componente crucial para o sucesso na perda de peso tem ganhado destaque: a regulação hormonal. A Dra. Carolina Quina, médica do Esporte com Especialização em Saúde da Mulher, de Jundiaí, explica como o equilíbrio hormonal pode ser um fator determinante no processo de…

Continue Reading

Bem-estar

Skincare: conheça os riscos de meninas cuidarem da pele por conta própria

Influenciadas pelas redes sociais e sem orientação correta, crianças e adolescentes usam produtos que podem causar manchas, queimaduras e alergias; saiba quais cuidados tomar

Published

on

Menina e mulher aplicando máscaras faciais como parte da rotina de skincare em frente ao espelho, simbolizando cuidados com a pele.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, da Agência Einstein  As redes sociais estão repletas de influenciadores que exibem orgulhosos sua rotina de cuidados com a pele, o famoso skincare. Os vídeos são convidativos, as embalagens atraentes e o número de marcas que investem em produtos voltados para o público infantojuvenil é cada vez maior. Para algumas pessoas até pode parecer fofo ver uma…

Continue Reading

Bem-estar

Descubra o poder dos exercícios no combate à dor no ciático

O professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, recomenda exercícios de fortalecimento e alongamentos para alívio da dor no ciático. Confira.

Published

on

Dor no ciático
Foto: Canva

A "dor no ciático" - também conhecida como ciatalgia - é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés. Felizmente, além de tratamentos médicos…

Continue Reading

Bem-estar

Proteína: 7 perguntas e respostas para garantir um consumo adequado

Diante da maior oferta de produtos enriquecidos com o nutriente, veja quais são os riscos de exceder na quantidade ingerida diariamente.

Artigo por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein.

Published

on

Mulher preparando bebida de proteína
Foto: Canva

Passeie pelos corredores de um supermercado e certamente verá uma grande variedade de alimentos com alto teor de proteína. Do iogurte ao suco, passando por biscoitos, pães, salgadinhos de ervilhas e afins, há diversas opções disponíveis para aqueles que buscam praticidade aliada à promessa de um bom aporte proteico. Na última década, o mercado brasileiro vem observando uma oferta cada…

Continue Reading
Advertisement