
É dia de treino de perna e você está pulando os exercícios de panturrilha? Pois não deveria! Além de ser importante para andar, correr e até pular, a musculatura da panturrilha também é muito importante para a circulação sanguínea.
“Essa musculatura consegue impulsionar o fluxo sanguíneo das pernas para o coração, assim, evita o acúmulo do sangue nos membros inferiores”, explica o professor de Educação Física da Academia Céltica, Gustavo Henrique. Além disso, os exercícios para panturrilhas garantem maior estabilidade, força e volume, e também dão um formato mais estético para suas pernas.
Hoje, junto da Academia Céltica, trouxemos alguns exemplos de exercícios físicos ideais para suas panturrilhas.
Panturrilha em pé
Esse é o exercício mais realizado, principalmente por iniciantes, em academias. O exercício de Panturrilha em Pé, além de simples, acostuma o músculo ao movimento do exercício. Para realizar esse exercício, basta se apoiar na parede ou em um banco, ficar de ponta de pé e retornar à posição inicial com os pés inteiros no chão. Faça essa sequência de acordo com a recomendação do seu instrutor.
Você ainda pode intensificar a atividade muscular, colocando caneleiras. Dessa forma, haverá maior resistência ao movimento, o que aumentará a intensidade do exercício e favorecerá os resultados que você procura.
Panturrilha isolada
Esse é um ótimo exercício para garantir um equilíbrio no desenvolvimento dos músculos das pernas. Ele é uma variação do exercício de levantamento de panturrilha, com o levantamento de uma perna de cada vez. Para fazer o exercício de Panturrilha Isolada, suba em um degrau e deixe apenas a ponta de um dos pés apoiada, mantenha o calcanhar sem suporte. Enquanto isso, deixe a outra perna dobrada ou esticada, sem apoiar no degrau. Estique a panturrilha empurrando seu corpo para cima, até contrair completamente o músculo. Desça o corpo novamente, até que seu calcanhar passe ligeiramente o nível do degrau. Pronto, agora troque a perna e repita o exercício quantas vezes seu professor instruir.
Panturrilha no Step
Variação do exercício de levantamento de panturrilha, este é feito com maior intensidade. Esse exercício desenvolve a panturrilha com maior volume e mais força, dependendo do trabalho principalmente do músculo gastrocnêmio. “Para esse exercício, o que importa não é o peso, mas a amplitude do movimento, que aumenta o trabalho do músculo da panturrilha”, explica o professor Gustavo.
Para fazer este exercício suba no step ou em um degrau, e deixe apenas a ponta dos pés apoiadas, mantendo o calcanhar sem suporte. Comece esticando a panturrilha, empurrando o corpo para cima, utilizando o máximo de força possível, como se fosse saltar, mas sem tirar os pés do step. Desça novamente, deixando os calcanhares passarem ligeiramente abaixo do nível do step enquanto o músculo alonga. Mantenha a posição por pelo menos 1 segundo, antes de voltar a subir e repita o processo.
[tdj-leia-tambem]
Panturrilha sentada
Este exercício ativa os músculos da panturrilha diferente dos anteriores. Assim, é importante incluí-lo sempre que possível em seu treino. Para esta prática, existe uma máquina nas academias, que facilita a execução. Nesta máquina, a pessoa ajusta o banco, prende os joelhos e realiza o movimento do exercício, elevando os calcanhares mantendo as pontas dos pés no chão. Segure a posição por um segundo antes de regressar à posição inicial, mantendo atenção à amplitude do movimento.
Pular corda
Este é um exercício que também ativa músculos da panturrilha. Para praticá-lo de forma correta, salte e pise no chão apenas com as pontas dos pés. Além disso, é importante semi flexionar os joelhos no salto, para evitar lesões durante o exercício.
Na Academia Céltica você encontra uma variedade de atividades no cronograma, que sempre vai deixar o momento de atividade física divertido! Lá, você pode se inscrever em aulas de Bike Indoor, Treino Funcional, Fit Dance, Muay Thai, Yoga e mais!
Na Academia Céltica, em Jundiaí, além dos equipamentos, você encontra professores prontos para te ajudar em cada exercício, para alcançar seus objetivos da forma correta. A Céltica fica na Av. Dr. Adilson Rodrigues, 2686 – Jardim das Samambaias, em Jundiaí. Você pode conferir a agenda de aulas da academia no site oficial, e saber mais seguindo o Instagram da Céltica, através do @celticaacad.