Almoço em família de domingo fortalece laços familiares, diz psicóloga
Almoço em família de domingo fortalece laços familiares, diz psicóloga

O domingo é conhecido como o dia de união familiar. O típico almoço de domingo é, muitas vezes, a oportunidade de se juntar com a família e, mais do que comer, fortalecer os laços de amor e união.

O conteúdo do almoço é importante porque faz parte da história da família, mas o mais valioso mesmo é o tempo de qualidade junto às pessoas que amamos, mas das quais nem sempre podemos estar perto, por conta da rotina muitas vezes apertada.

“A família que come junto prospera junto. A hora das refeições tem sido historicamente uma época de união familiar. Além disso, se você está reunindo várias gerações, existe uma variedade de diversidade em termos de idades e interesses, e isso é muito bom para as crianças”, afirmou a psicóloga Vanessa Lapointe ao portal O Segredo. 

Além de um momento para conversar sobre a vida de cada um, o mundo e contar as novidades, os almoços de domingo também reservam benefícios especiais para cada um dos membros da família.

LEIA MAIS

Estudo científico comprova que fome dá mau humor

Cheirinho de bebê é viciante, segundo pesquisa

“Os benefícios variam desde cognitivos (maior vocabulário em crianças mais jovens e melhor desempenho na escola) aos físicos (melhor saúde cardiovascular, baixas taxas de obesidade e maior consumo de frutas e vegetais), até psicológicos (menores taxas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, menor abuso de substâncias e menos problemas comportamentais na escola)”, reiteirou Anne Fishel, terapeuta familiar:

Ainda que não seja aos domingos, pelo menos algum dia durante a semana é importante que as famílias se juntem e, assim, mantenham as conexões familiares.