
Temperatura caiu, o frio chegou e aquela preguicinha de se exercitar também, não é? Esse é um lembrete para te fazer levantar do sofá, preparar a garrafa de água, uma roupa confortável e ir para a academia!
Sabemos como o frio pode dar uma desanimada, mas de acordo com o professor Gustavo Henrique, da Academia Céltica, nosso corpo precisa se movimentar sempre, independente do clima. “Ficar parada depois de uma rotina estabelecida vai fazer seu corpo se esquecer de praticar exercícios. Além disso, nossa alimentação muda nos climas gelados, com comidas mais calóricas, então precisamos compensar”, explica.
Ainda segundo o profissional, o tempo frio é o melhor para mudança de hábitos e começo de novas práticas! Hoje, você vai conferir mitos, verdades e cuidados que se deve tomar na prática de exercícios físicos no frio. Sai debaixo das cobertas e vem!
Mitos e Verdades sobre treinar no frio
Pessoas com problemas respiratórios podem se exercitar no frio?
O professor Gustavo destaca que não só pode, como deve! “É importante que pessoas com problemas respiratórios participem regularmente de atividades físicas. No entanto, essas pessoas devem buscar orientação médica para garantir a saúde quando o tempo virar.”
Além disso, o recomendado para essas pessoas é praticar exercícios durante o frio em academias, em casa, ou leves caminhadas em um ambiente climatizado. Neste período, é importante evitar ficar no frio ao ar livre.

É mais fácil de emagrecer no frio?
Sim, essa é verdade. Com o clima mais frio, o metabolismo do nosso corpo acelera, com a necessidade de produzir mais calor. Com isso, a queima calórica do nosso organismo pode aumentar em até 10%. No entanto, não é assim fácil e natural. Para que possamos notar uma real perda calórica, é necessário controlar a alimentação e não parar com a rotina de exercícios que você já tem – ou começar uma, se você ainda não tem.
[tdj-leia-tambem]
Cuidados para se exercitar no frio
Aquecimento
“No frio, nosso corpo naturalmente contrai nossa musculatura, para tentar nos aquecer. Por isso, durante o clima gelado, precisamos dar uma atenção a mais para isso”, explica o professor Gustavo. Uma forma de melhorar essa situação antes dos exercícios e evitar lesões e dores, é com o aquecimento. Por isso, “perca” um tempinho com os alongamentos e preparação antes de começar seu treino.
Motivação
Levantar da cama quentinha para ir para a academia é difícil, a gente sabe, mas não é impossível. E para te ajudar, procure uma motivação que te “force” a levantar quanto a preguiça bater. Pode ser a recompensa de um almoço ou jantar gostoso depois do treino, ou um amigo (ou grupo de amigos) para se apoiar.

Atente-se aos horários
Talvez, se seu dia é flexível, você deva alterar os horários do seu treino. Busque programar seus exercícios para horários do dia em que o frio dá uma trégua, como na hora do seu almoço, por exemplo.
Hidrate-se e cuidado com a gripe
No frio, tendemos a não beber tanta água como no calor, mas ainda é – se não mais – importante manter o corpo bem hidratado. No frio, o ar é mais seco. Por isso, beba água antes, durante e depois do treino.
Ainda que seja recomendado treinar mesmo no frio, especialistas alertam para evitar sair para fazer exercícios se você estiver gripado ou resfriado. Além de correr o risco de contaminar outras pessoas, exercícios de qualquer intensidade podem piorar seu quadro gripal. A recomendação é repouso em casos de gripe ou resfriados.
Acompanhamento é o ideal
Seja no frio ou no calor, lembre-se que o acompanhamento com um professor especializado é sinônimo de segurança e bem-estar. Dentro de uma academia, além de um ambiente ameno para fugir do tempo gelado, há profissionais que te auxiliarão em todos os exercícios.
Você pode saber mais sobre exercícios físicos com os professores da Céltica. Siga a página no Instagram e acesse o site para conhecê-los.