Idosos praticando exercícios físicos na academia
Foto: CanvaPro

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), quase 15% da população do Brasil tem 60 anos ou mais. Isso é o equivalente a 30,3 milhões de idosos no país. Ao contrário do que muitos imaginam, a prática de exercícios físicos é fundamental nessa fase da vida.

Segundo o professor de Educação Física da Academia Céltica, Gustavo Henrique, atividades físicas trazem vantagens para a saúde das pessoas da chamada “melhor idade”. “Praticar exercícios físicos ajuda a retardar o envelhecimento, manter a densidade óssea, melhorar o equilíbrio e a coordenação. Além disso, mantêm tanto o corpo quanto a mente, ativos. Para pessoas idosas e aposentadas, isso é muito importante para uma melhor qualidade de vida”, explica.

Hoje, com a colaboração da Academia Céltica, de Jundiaí, trouxemos exercícios físicos ideais para idosos. Mas, lembre-se de consultar seu médico para garantir que não há nenhuma contraindicação para as práticas.

Caminhada

Caminhar alguns minutos por dia colabora com a geração de energia para músculos, trabalha a circulação, contribui com a respiração e aumenta o bem-estar e a disposição. Criar esse hábito de caminhada em esteira na academia ainda dá mais segurança e evita problemas com sol forte ou chuva.

“Para a caminhada, é indicado idosos manterem os braços flexionados ou andar apertando uma bolinha, para favorecer a circulação de sangue durante o exercício”, explica o professor Gustavo.

Alongamento

Recomendado para melhorar a flexibilidade, o alongamento também está na lista de exercícios físicos ideais para pessoas idosas. Além disso, os movimentos do alongamento atuam no seu equilíbrio e controlam as dores musculares, diminuem a rigidez das articulações e músculos, e o aparecimento de lesões. Os profissionais indicam os alongamentos para pessoas que sofrem com pouca mobilidade física e tenham limitações para atividades do cotidiano. Pode-se fazer o alongamento sozinho ou antes de outros exercícios.

[tdj-leia-tambem]

Yoga

Na yoga, os exercícios abrangem desde força ao equilíbrio. Isso colabora com a melhora da postura, flexibilidade e estabilidade do nosso corpo. A yoga também relaxa o corpo, aumentando a sensação de bem-estar e disposição para atividades cotidianas. A Academia Céltica tem aulas de Power Yoga duas vezes por semana. Confira a agenda de atividades neste link.

Musculação

De acordo com o professor Gustavo, exercícios de musculação de duas a três vezes por semana traz diversos benefícios para pessoas idosas. Entre eles, a prevenção de doenças, como osteoporose, doenças metabólicas e cardiovasculares. Além disso, a musculação atua justamente no fortalecimento dos músculos, auxiliando na prevenção de quedas.

“Esse tipo de exercício também melhora a postura e colabora com a diminuição de dores articulares e percentual de gordura, além de prevenção da depressão”, acrescenta o professor de educação física.

Bicicleta

Precisando melhorar a articulação dos joelhos, tornozelos e quadris? Andar de bicicleta pode ser o exercício ideal para você. Além disso, a prática fortalece músculos das pernas e do abdômen. “Esse exercícios também ajuda a baixar a pressão arterial e aliviar dores provocadas pela artrite. Portanto, é ideal para pessoas com 60 anos ou mais”, destaca o professor Gustavo.

Na Academia Céltica, além dos equipamentos de bicicleta na área de musculação, professores dão aulas de bike quatro vezes por semana.

Na Céltica você encontra uma variedade de atividades no cronograma, que sempre vai deixar o momento de atividade física divertido! A Academia Céltica fica na Av. Dr. Adilson Rodrigues, 2686 – Jardim das Samambaias, em Jundiaí. Você pode conferir a agenda de aulas da academia no site oficial, e saber mais seguindo o Instagram da Céltica, através do @celticaacad.