Professor explica quais os melhores exercícios para cada faixa etária; confira
Connect with us

Bem-estar

Professor explica quais os melhores exercícios para cada faixa etária; confira

Se movimentar e praticar exercícios físicos são garantia de saúde para qualquer pessoa! Não sabe por onde começar? A Academia Céltica te ajuda!

Published

on

Atualizado há

Pessoas em academia
A Academia Célica, de Jundiaí, dá dicas de exercícios ideais para cada faixa etária (Foto: Mladen Zivkovic/Canva)

Praticar exercícios físicos é fundamental para qualquer pessoa, independente do gênero ou da idade. No entanto, com o passar do tempo, nossos organismos e nossos corpos começam a se comportar de maneira diferente.

É fato que a energia e disposição de um jovem começando seus 20 anos são os mesmos para um adulto na faixa dos 50. “Além disso, há ainda o fator de riscos para lesões. Devemos levar tudo isso em conta quando o assunto é praticar exercícios físicos”, explica o professor Gustavo Henrique, da Academia Céltica, em Jundiaí.

Junto do Tribuna de Jundiaí, a Academia Céltica explica como funcionam os corpos de cada faixa etária, com dicas de quais exercícios são ideais para cada. Confira!

Na faixa dos 20

Nesta idade, geralmente os corpos dos jovens está preparado para praticar cargas mais pesadas de exercícios. “Esse é o momento ideal para começar a praticar exercícios. Assim, com o acompanhamento correto, você cria uma base de treino que irá te preparar para os próximos anos da sua vida”, comenta Gustavo.

De acordo com o professor, nos 20 anos, o corpo se recupera mais rápido após a prática dos exercícios. Nessa fase, é importante focar em práticas com peso e que explorem o cardio. Alguns exemplos de exercícios para essa faixa etária são corrida, natação ou ciclismo; e os exercícios relacionados à força praticados pelo menos 3 vezes na semana. Especialistas também indicam o alongamento todos os dias.

Com seus 30

No período dos 30 a 40 anos, geralmente os corpos continuam resistentes aos exercícios. Ainda assim, grandes responsabilidades que chegam com essa idade podem consumir o nosso tempo. Por isso, muitas vezes a prática de exercícios físicos acaba ficando para trás.

“O principal nesse momento é procurar se movimentar sempre que o dia permitir. Esse é o momento de criar hábitos saudáveis durante o cotidiano. Troque o elevador pelas escadas, o carro de aplicativo pela bicicleta, o fim de semana no sofá por uma caminhada no parque”, destaca o professor.

Além disso, para pessoas na faixa etária dos 30 anos, os profissionais recomendam treinos com exercícios também focados na força. Dessa forma, evitando complicações futuras com problemas como osteoporose e artrite. Também é interessante praticar atividades de cardio, de três a quatro vezes por semana.

Chegou aos 40?

Na faixa etária dos 40 anos de idade, nossos organismos começam a experimentar certa lentidão. Nesse sentido, também é possível uma queda da densidade dos músculos. Por isso, os especialistas recomendam exercícios de tensão muscular leve.

“Nessa idade, é relevante manter moderadamente os exercícios de cardio, e os exercícios de força também de três a quatro vezes semanais”, explica o professor Gustavo.

Apesar disso, a energia aos 40 anos também não é a mesma. Para te ajudar a continuar focado nos exercícios, encontre um grupo de apoio que te ajudará a se manter no foco.

50tou

Chegar aos 50 anos é sinônimo de começar a prestar atenção aos sinais que o corpo dá. Algumas partes podem ficar mais fracas, e menos flexíveis, o que pode causar dores. De acordo com Gustavo, essa é a hora de focar em exercícios que previnem lesões. Mas, ainda assim, continue com as práticas de força, principalmente na área do quadril, e cardio leve, como caminhadas, todos os dias.

“Alongamento, técnicas de respiração e atividades de equilíbrio todos os dias, por pelo menos 30 minutos. Dessa forma, você garante mais qualidade de vida aos 50”.

Na casa dos 60

Quando chegamos na casinha dos 60 anos de idade, a densidade nos nossos ossos e músculos caem ainda mais. Logo, neste período, foque na continuidade dos seus exercícios favoritos, mas com adaptações. “Atenção aos exercícios de força! Você deve priorizar o equilíbrio e a flexibilidade para evitar que se machuque”, destaca Gustavo.

É ainda uma ótimo escolha alternar esses exercícios com atividades como yoga, pilates e hidroginástica. De acordo com o professor, exercícios aeróbicos também auxiliam no cuidado com a saúde mental e podem queimar calorias localizadas que são mais difíceis de eliminar com a idade.

Do mesmo modo, praticar exercícios físicos em idades mais avançadas ajudam a evitar a desaceleração do metabolismo, perda de massa muscular e lesões.

Academia Céltica conta com profissionais especializados e equipamentos inovadores. Saiba mais nas redes sociais ou no site da Céltica; ou visite, na Avenida Dr. Adilson Rodrigues, 2686, Jardim Samambaia, Jundiaí.

Bem-estar

Hospital São Vicente abre inscrições para Workshop do Luto

O evento estimula conversa e promove atividades lúdicas para aceitação e enfrentamento do luto. As vagas são direcionadas para estudantes e profissionais da área da saúde.

Published

on

Hospital São Vicente promove Workshop do Luto
O Workshop do Luto será realizado na Universidade Corporativa do HSV, em Jundiaí (Foto: Hospital São Vicente)

No dia 31 de agosto, das 9h às 17h, a equipe de Psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realiza mais uma edição do Workshop do Luto. O evento tem como objetivo facilitar o acesso à conteúdos teóricos atualizados e relevantes, além de promover experiências que envolvam os participantes de forma integrada com a temática, favorecendo maior autopercepção e…

Continue Reading

Bem-estar

Até que horas você pode tomar café sem afetar o sono?

Revisão de artigos aponta que a última xícara da bebida deve ser ingerida 8,8 horas antes de dormir para que os efeitos estimulantes da cafeína não interfiram no sono

Published

on

Mãos segurando uma xícara de café quente sobre uma superfície com grãos de café espalhados e saco de juta ao fundo.
Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein Um dos benefícios indiscutíveis do café é o poder de estimular e aumentar a disposição – não à toa, ele é muito popular logo pela manhã e há quem tome a bebida durante o dia todo. Mas é preciso estar atento ao horário de consumo para não atrapalhar o sono. Uma revisão de estudos…

Continue Reading

Bem-estar

Com frente fria, cuidados com a saúde devem ser redobrados

De acordo com a Climatempo, a frente fria pode chegar a 9°C no sábado (10), exigindo cuidados redobrados com a saúde

Published

on

Pneumologista do HVS dá dicas para evitar resfriados por conta de frente fria
Hospital São Vicente/Divulgação

Após um período de temperaturas elevadas, a chegada de uma frente fria está prevista para os próximos dias, com um declínio significativo nas temperaturas, principalmente nos estados de São Paulo e em cidades como Jundiaí. De acordo com a Climatempo, a mínima pode chegar a 9°C no sábado (10), exigindo cuidados redobrados com a saúde, especialmente em relação a doenças…

Continue Reading

Bem-estar

Qual o melhor processo para o meu emagrecimento?

A Academia Céltica em Jundiaí apresenta seu novo programa personalizado “Transforme deu Corpo em 120 dias”, com foco no emagrecimento. Conheça.

Published

on

Pessoa durante processo de emagrecimento
Foto: Canva

Na busca pelo emagrecimento, muitos se deparam com a dúvida: qual o melhor processo para alcançar o objetivo? A verdade é que a resposta não é única, ela depende de diversos fatores individuais, como metabolismo, genética, estilo de vida e objetivos. No entanto, de acordo com o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica de Jundiaí, o processo ideal é…

Continue Reading

Bem-estar

Apneia do sono pode ser explicação para cansaço excessivo e inexplicável; conheça

Segundo o médico otorrinolaringologista do Hospital São Vicente de Paulo, Fabrício Pandini, a causa se dá por diversos fatores, que colocam em risco a qualidade de vida.

Published

on

Dr. Fabricio Pandini, do HSV, explica sobre a apneia do sono
Estudo na cidade de São Paulo aponta que 32,8% da população geral sofre com o distúrbio (Foto: HSVP)

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), popularmente conhecida como apneia do sono, é caracterizada pela privação de oxigênio e é mais comum do que se imagina. Os episódios acontecem à noite, durante o sono. De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), 32,8% da população da cidade de São Paulo sofre com o…

Continue Reading
Advertisement