
A Trombose é uma condição que recentemente esteve relacionada com o uso de anticoncepcionais, mas é importante saber das outras causas. Segundo especialistas, ficar muito tempo parado é um dos principais causadores da formação de coágulos, ou trombos, nas veias das pernas.
Estudos mostram que um dos principais vilões é o sofá. Isso mesmo, ficar a maior parte do tempo sentado em frente à televisão pode causar um problemão. Por isso, a arma contra o sedentarismo são exercícios físicos! E para isso, não é preciso muito esforço, apenas força de vontade e disciplina.
“O exercícios físicos simples, como caminhada, por exemplo, incrementam a circulação sanguínea do corpo, o que previne desenvolvimento de trombose venosa profunda. Essa situação ocorre com a coagulação nas veias. Assim, a passagem do sangue é obstruída. Por isso a circulação saudável do sangue é tão importante”, explicou a Academia Céltica, de Jundiaí.
Normalmente, os trombos começam nas pernas, e podem causar infarto ou embolia pulmonar. No entanto, há ainda a possibilidade da trombose acontecer nas veias do cérebro, ocasionando Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“Os exercícios mais recomendados para a prevenção da trombose são os inferiores, como os músculos da panturrilha, considerada ‘o segundo coração’. Exercitar os músculos inferiores impulsiona o sangue contra a gravidade, e melhora o retorno venoso”, explica.
Trombose e a Covid
Durante a pandemia da Covid-19, a preocupação quanto à trombose aumentou, já que a condição pode ser uma das sequelas da infecção pelo vírus.
De acordo com especialistas, pacientes que acabaram internados por causa da Covid ficaram mais propensos a desenvolver trombose devido ao longo tempo deitados no leito. Isso destaca a importância da movimentação para a prevenção da doença, e isso vai para todo mundo.
Muitos se preocupam na possibilidade de desenvolver trombose por causa da vacina contra o vírus. Mas estudos provaram que o risco de ter trombose é bem maior em pessoas que acabaram contraindo a Covid-19.
[tdj-leia-tambem]
Movimente-se
Com isso, já podemos dizer que a trombose é uma doença séria, e é importante cuidar do nosso corpo, para garantir uma vida longa e saudável. Para isso, é necessário levantar do sofá, e se mover.
Uma das alternativas mais garantidas é se matricular em uma academia. Assim, você tem acesso à equipamentos que vão te ajudar a se exercitar, e professores especializados que vão montar um treino que corresponda com as suas necessidades e disposição.
Na Academia Céltica de Jundiaí, você tem tudo isso e muito mais em pacotes que cabem no bolso. Não fique parado, conheça a Céltica e dê o primeiro passo para uma vida saudável! Acesse as redes sociais ou o site da Céltica; ou visite, na Avenida Dr. Adilson Rodrigues, 2686, Jardim Samambaia, Jundiaí.