Confira o cronograma de vacinação da BCG em Jundiaí
Confira o cronograma de vacinação da BCG em Jundiaí

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí informa que para o mês de agosto haverá a necessidade de adequação na oferta de doses de vacinas, com intuito de evitar desperdício, tendo em vista a redução em 50% da oferta pelo Ministério da Saúde da dose de BCG.

A vacina é responsável pela imunização contra tuberculose e é aplicada nos primeiros dias de vida do recém-nascido.

Maria do Carmo Possidente, enfermeira da VE, explica que o objetivo é dar continuidade ao atendimento da melhor forma possível. “Recebemos esse mês um quantitativo reduzido de BCG e por isso será necessário restringir as UBS de aplicação, para reduzir as perdas e manter a vacinação até o final de agosto”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

Surto de sarampo próximo a Jundiaí: saúde intensifica bloqueio vacinal

Jundiaí vence prêmio nacional com projeto Clínica da Família

Por mês são aplicadas cerca de 500 doses em Jundiaí. Para evitar a perda do produto, já que cada frasco contém 10 doses e a durabilidade é de apenas 6 horas após abertura. Então, foi estabelecido um cronograma de oferta para otimizar os recursos. Confira:

De 29 de julho a 30 de agosto, a vacina será aplicada nas seguintes UBSs:

  • Segunda-feira – no PSF Marlene e UBS Central;
  • Terça-feira – Santa Gertrudes e Morada das Vinhas;
  • Quarta-feira – Caxambu e Agapeama;
  • Quinta-feira – Eloy Chaves e Esplanada;
  • Sexta-feira – Novo Horizonte e Hortolândia.

Os horários de aplicação serão das 9h às 15h. De acordo com a VE, é recomendável que os pais procurem as UBSs para vacinar as crianças no período da manhã.

Pentavalente em falta na região!

Outra vacina que também sofre com desabastecimento é a Pentavalente, que não foi disponibilizada para o próximo mês. Dose deve ser aplicada em crianças aos 2, 4 e 6 meses, e protege contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo hemophilus.

“Não recebemos Pentavalente esse mês. A informação do Ministério da Saúde é que estão aguardando a baixa do Termo de Guarda concedido pela ANVISA para iniciar distribuição”, explica Maria do Carmo.