Surto de sarampo próximo a Jundiaí: saúde intensifica bloqueio vacinal
Conecte-se conosco

Saúde

Surto de sarampo próximo a Jundiaí: saúde intensifica bloqueio vacinal

Campinas registrou 4 casos na mesma creche e, em Jundiaí, a situação é de monitoramento

Publicado

em

Atualizado há

Surto de sarampo próximo a Jundiaí - saúde intensifica bloqueio vacinal
O estado de São Paulo apresenta surto da doença (Foto:

O Estado de São Paulo registra explosão de casos de sarampo: desde o dia 7 de junho, os casos da doença dispararam em 850%, passando de 51 para 484.

Em Jundiaí nenhum caso foi confirmado até o momento, mas a Prefeitura de mantém monitoramento e intensifica ações para bloqueio vacinal.

Em Campinas, foram confirmados quatro casos de sarampo em uma creche da cidade. As crianças têm entre 7 meses e 1 ano e 5 meses de idade, sendo que uma delas está hospitalizada. Elas contraíram a doença na cidade, que não registrava casos autóctones desde 1997.

Já em Jundiaí, as quatro notificações registradas são de casos suspeitos de sarampo, sendo três no aguardo de resultados e um descartado. A condição da cidade, – que conta com 100% da população de um ano imunizada contra a doença (população estimada em 2,5 mil crianças) -, é de monitoramento.

Ao todo foram realizadas quatro ações de bloqueio em Jundiaí, atendendo a 150 pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos da doença. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, o monitoramento é ativo.

“Os casos suspeitos notificados são trabalhados imediatamente com oferta de vacinas tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) para todas as pessoas acima de seis meses, que porventura tiveram contato com o caso suspeito”, explica.

Apesar de a ação ser realizada diretamente no território do paciente suspeito de ter contraído a doença, as pessoas que tiveram contato e que não compareceram à ação vacinal de bloqueio devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber a vacina.

Vacinação

Em todo o Estado de São Paulo, as doses são indicadas para pessoas nascidas a partir de 1960. Em Jundiaí, as vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família.

A indicação do Ministério da Saúde (MS) é para aplicação de duas doses entre a população de 1 ano a 29 anos e, uma dose para pessoas acima de 30 anos.

A orientação é para que aqueles que façam parte do grupo e que não tenham recebido a imunização – conforme a preconização do Ministério da Saúde – em alguma oportunidade, busque a UBS de referência para a vacinação de rotina levando a carteira de vacinação.

Sintomas

O sarampo tem como sintomas iniciais a febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal estar intenso.

Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte.

As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo
Publicidade