Combate à Covid-19 realiza fiscalização nos bairros com maior número de casos ativos
Conecte-se conosco

Coronavírus

Combate à Covid-19 realiza fiscalização nos bairros com maior número de casos ativos

Fiscalização do Comércio, Vigilância Sanitária, Procon e Guarda Municipal de Jundiaí agem em parceria

Publicado

em

Atualizado há

Fiscalização atua em estabelecimento
Nos últimos dias, Fiscalização do Comércio realizou 148 ações. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A Fiscalização Integrada da Prefeitura de Jundiaí – formada pela Fiscalização do Comércio, Vigilância Sanitária (Visa), Procon e Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – intensificou, esta semana, as ações nos bairros onde foram registrados mais casos de coronavírus – entre eles, Anhangabaú e Vila Alvorada (veja lista de bairros com mais casos abaixo).

  • Novo Horizonte: 389 casos confirmados
  • Jardim do Lago: 313 casos confirmados
  • Maringá: 310 casos confirmados
  • Alvorada: 237 casos confirmados
  • Anhangabaú: 228 casos confirmados
  • Cecap: 228 casos confirmados
  • Jardim Tamoio: 193 casos confirmados
  • Hortolândia: 187 casos confirmados
  • Nambi: 186 casos confirmados
  • Medeiros: 181 casos confirmados

Essas ações fazem parte do plano de ação municipal de combate à Covid-19, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e reduzir as possibilidades de transmissão do vírus.

Além dessas ações específicas nos bairros, a fiscalização é realizada a partir de denúncias enviadas pelos munícipes no 156 e no 153. Em caso de descumprimento das orientações, a fiscalização pode lavrar multa e até interditar administrativamente o estabelecimento.

Nos últimos dias – de 10 a 16 de julho – foram realizadas 148 ações pela Fiscalização do Comércio, sendo 96 notificações, 41 averiguações e 11 autos de infração com imposição de multa, com apoio da GMJ, que totalizou 78 atendimentos de diversas naturezas no mesmo período.

Já a Visa, entre 13 e 17 de julho, contabilizou 60 ações, mais de 64% delas proativas.

Pelo Procon Jundiaí, esta semana, foram notificados cinco estabelecimentos, nos bairros Rio Acima, Terra da Uva, Cidade Nova, Jd. Tamoio e Colônia, a apresentarem no prazo de dez dias as notas fiscais de compra e venda de feijão, alho, papel higiênico, óleo, leite e pó de café, para comprovar que não estão praticando preços abusivos ao consumidor.

Os estabelecimentos visitados incluem tanto as atividades e comércios essenciais, que são autorizados a abrir de forma controlada na Fase Vermelha – como supermercados, por exemplo, até aqueles considerados não-essenciais, que estão proibidos de funcionar com atendimento presencial neste momento, como cabeleireiros, barbeiros, tatuadores, bares.

Gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi ressalta que a Prefeitura está adotando todas as medidas necessárias para cumprir o plano de contingência de saúde. “O momento exige a compreensão e a colaboração de todos. Atravessamos um momento extremamente difícil, para todos, e a doença não tem cura, ainda. Portanto, pode ser fatal, principalmente para pessoas do grupo de risco, que precisam se resguardar. Daí, a necessidade de controlar a circulação e evitar aglomerações, pois o vírus é transmitido por pessoas que estão contaminadas e nem sequer sabem, pois são assintomáticas, na sua grande maioria”.

Ao constatar o descumprimento das normas estabelecidas pelo decreto estadual e municipal que visam impedir a disseminação do coronavírus, o agente de fiscalização orienta e notifica o estabelecimento a suspender imediatamente o exercício destas. Em caso de descumprimento, o estabelecimento é fechado administrativamente, com a colocação de aviso na porta principal. E se houver insistência, com a reabertura do estabelecimento, será iniciado o procedimento administrativo para a cassação da inscrição.

Denúncias de aglomeração de pessoas e funcionamento irregular do comércio podem ser registradas pelos telefones 153 e 156.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade