Vacinação de criança
Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (12), a farmacêutica Pfizer entrou com um pedido de autorização na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para solicitar a aprovação da aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade.

De acordo com uma nota divulgada pela Anvisa, o pedido da Pfizer explica que a dosagem da vacina para a faixa etária mais jovem será “ajustada e menor que aquela utilizada por maiores de 12 anos”. Assim, a proposta é ter frascos de cores diferentes, com dosagem específica para cada grupo.

Agora, a agência reguladora terá o prazo de 30 dias para analisar tecnicamente o pedido da empresa. A vacina da Pfizer foi registrada no Brasil em 23 de fevereiro de 2021, a princípio para pessoas com mais de 16 anos. Desde 11 de junho, o imunizante foi autorizado para aplicação de jovens entre 12 e 15 anos.

“No caso de vacinas para o público infantil, alguns dos principais pontos de atenção da Anvisa se referem aos dados de segurança e eventos adversos identificados, ajuste de dosagem da vacina, fatores específicos dos organismos das crianças em fase de desenvolvimento, entre outros”, completou a nota da Anvisa.

Nesta terça-feira (2), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), órgão de saúde dos Estados Unidos, aprovou a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 na mesma faixa etária da proposta no Brasil.

[tdj-leia-tambem]