Nesta sexta-feira (25), por volta das 9h, deve desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, mais um lote com 3 milhões de doses da vacina da Johnson&Johnson, contra a Covid19. Essa remessa de imunizantes é uma doação dos Estados Unidos, que prometeu entregar 80 milhões de vacinas a países que precisam mais.

De acordo com o governo norte-americano, asa equipes científicas e autoridades legais e regulatórias dos dois países trabalharam juntas para que as doses da vacina Janssen fossem entregues rapidamente. uma das vantagens desse imunizante é que necessita de apenas uma dose para ser eficaz contra a Covid19.

Ainda esta semana, na terça-feira (22), o Brasil ainda recebeu mais 1,5 milhões de doses da Janssen. No entanto, esse lote faz parte de um contrato do governo brasileiro com a farmacêutica, que prevê a entrega total de 38 milhões de doses.

Agenda cheia

Além das doses da Janssen, o Aeroporto de Viracopos ainda irá receber nesta quinta-feira (24), mais 936 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech. Esse lote faz parte do contrato da farmacêutica com o Ministério da Saúde, com a previsão de entrega de 100 milhões de doses até setembro.

Mais 100 milhões fazem parte de um segundo contrato, e estão previstas para chegarem entre setembro e dezembro. Assim, o Brasil receberá, só em 2021, 200 mil doses do imunizante.

Desde 18 de janeiro até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu para os estados brasileiros 123,2 milhões de doses de imunizantes. Entre eles, estão doses da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. Além disso, mais de 90 milhões de doses já foram aplicadas. Mais de 65,3 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose, e 24,7 milhões receberam a segunda.

[tdj-leia-tambem]