Brasil está na lista de países que devem receber doações de vacinas contra Covid19 dos EUA
Conecte-se conosco

Coronavírus

Brasil está na lista de países que devem receber doações de vacinas contra Covid19 dos EUA

Cerca de 6 milhões de doses do primeiro lote das vacinas que serão doados pelo país norte americano serão distribuídos para países da América Latina.

Publicado

em

Atualizado há

Campanha de vacinação em Jundiaí
As autoridades americanas anunciaram a doação das doses nesta quinta-feira (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), os Estados Unidos anunciaram que irão doar doses de vacinas contra a Covid19 para mais de 40 países membros da aliança Covax e aliados regionais, e o Brasil é uma das nações que receberá a doação.

Os EUA se comprometeram a redistribuir cerca de 80 milhões de doses dos imunizantes: AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson&Johnson, até o final de junho. O primeiro lote terá 25 milhões de doses e de acordo com o governo americano, 6 milhões de vacinas serão divididas com pelo menos 14 países da América Latina. Dessa forma, ainda não é possível saber a quantidade de doses destinadas para cada nação.

“Não estamos compartilhando estas doses para receber favores ou concessões”, disse o presidente Joe Biden em nota. “Estamos compartilhando para salvar vidas e guiar o mundo em direção ao fim da pandemia.”

O Brasil entrou na lista e receberá as doses destinadas através da aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão irá administrar 19 milhões de doses, que deverão ser distribuídas assim:

  • 6 milhões para América do Sul e Central: Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, Comunidade do Caribe e República Dominicana.
  • 7 milhões para a Ásia: Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Ilhas Maldivas, Malásia, Filipinas, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Laos, Papua Nova Guinea, Taiwan, e as Ilhas do Pacífico.
  • 5 milhões para a África, distribuídas entre os países selecionados em coordenação com a União Africana.

Esses valores são aproximados. As outras 6 milhões de doses que completam as 25 milhões do primeiro lote serão distribuídas entre parceiros regionais dos Estados Unidos, como México, Canadá, e a Coreia do Sul. Além disso, o país destinará vacina para lugares que registraram surtos da Covid19, como Cisjordânia, Gaza, Ucrânia, Kosovo, Geórgia, Egito, Jordânia, Iraque e Iêmen.

O destino das outras 55 milhões de doses, que completam a proposta de 80 milhões, ainda não foi anunciado. Tanto a OMS quanto outros países vêm pressionando os Estados Unidos para que compartilhem parte das vacinas adquiridas e estocadas no país, já que estão muito avançados em seu programa de imunização. Ao menos 168 milhões de americanos já receberam ao menos a primeira dose da vacina.

Um exemplo são 60 milhões de doses da vacina AstraZeneca, que estão armazenadas nos Estados Unidos mas não podem ser utilizadas porque o imunizante não recebeu a aprovação da agência regulatória americana. No entanto, o imunizante já foi comprovado ser seguro e eficaz, e aprovada pela OMS e pelas agências regulatórias europeias.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo