Fisioterapia ajuda melhorar funções respiratórias de pacientes com Covid19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Fisioterapia ajuda melhorar funções respiratórias de pacientes com Covid19

São 30 profissionais e um supervisor que compõe a equipe de fisioterapia no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, em Jundiaí; desde o primeiro dia de internação, o paciente inicia na fisioterapia

Publicado

em

Atualizado há

leitos
Tratamento de fisioterapia é essencial para melhoras funções respiratórias em pacientes com Covid (Foto: Hospital São Vicente)

Um dos órgãos mais prejudicados pelo vírus da Covid19 é o pulmão, por isso, o principal sintoma da doença sentida pelo paciente contaminado é a dificuldade em respirar, o que pode resultar em uma respiração através de equipamentos específicos. Para prevenir o agravamento destas funções, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) conta com uma equipe de fisioterapia, com 30 profissionais e um supervisor para aplicar técnicas que melhorem as atividades dos pulmões.

A equipe se reveza nas 24 horas diárias, todos os dias por semana. O coordenador da equipe de fisioterapeutas do HSV, Daniel Gimenez, detalha a dificuldade dos pacientes com Covid. “Os pulmões ficam prejudicados para fazer a troca gasosa, que consiste em captar o oxigênio e levá-lo até os vasos sanguíneos e eliminar o gás carbônico. Com isso, há um grande esforço do músculo respiratório”.

Daniel Gimenez, coordenador da equipe de fisioterapeutas do HSV (Foto: Hospital São Vicente)

Todos os profissionais buscam o objetivo de garantir que o paciente nunca piore. Por isso, o trabalho dos fisioterapeutas inicia no momento que o paciente é internado e segue até o momento da alta. “No caso de pacientes da enfermaria, nos dedicamos a evitar que necessitem da UTI. Nos casos mais graves, já na UTI, trabalhamos para evitar a evolução mais severa da doença e eventuais sequelas” explica o coordenador.

“Esses pacientes perdem a força muscular, desenvolvem problemas cardíacos, têm dificuldade de se locomover e nosso trabalho também inclui essas evoluções”, conta Daniel. A aplicação de técnicas inclui exercícios e movimentos em processos de intubação, ventilação, mudanças de decúbito, remoção de secreção brônquica, desmame de oxigênio e tantas outras práticas.

Essas técnicas aplicadas durante o tratamento do coronavírus são grandes aliadas na qualidade de vida após a alta, que garante que os pacientes possam seguir com suas atividades diárias. “Hoje estamos empenhados em cuidar para que os pacientes possam ter uma melhor performance cardiorespiratória, tendo suas vidas salvas e, pós alta, tendo autonomia para atividades simples e diárias, como tomar um banho ou subir uma escada”, destaca Gimenez.

“Sabemos que a covid é uma doença viral aguda, que, como as demais do gênero, permite que o pulmão seja totalmente recuperado após a superação da doença. Mas isso depende de cada indivíduo. Ainda não sabemos ao certo quais são as sequelas dessa doença para o resto do corpo humano e em quanto tempo elas surgem. Mas posso afirmar que a fisioterapia ainda será uma das grandes aliadas na recuperação dessas pessoas”, conclui. No HSV, mais de 1.700 pacientes já tiveram alta médica após tratamento de Covid, em uma região que abrange 900 mil habitantes.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade