Jundiaí teve recuperação superior a 50% nos casos de coronavírus
Conecte-se conosco

Coronavírus

Jundiaí teve recuperação superior a 50% nos casos de coronavírus

Com monitoramento dos casos de novo coronavírus, o município teve redução das subnotificações e ganhou vantagem no combate à pandemia

Publicado

em

Foto de testes em van
Testagem em assintomáticos pelo Inquérito Epidemiológico identifica o avanço da doença em território de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Até o dia 31 de maio, o sistema de monitoramento inteligente dos casos do Novo Coronavírus, da Prefeitura de Jundiaí, apresentado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), apontou 922 pessoas positivas para COVID-19 em território jundiaiense, sendo 53,8% já recuperadas até o último dia do mês.

O cenário desenhado, composto ainda por 38,9% dos casos ativos e 7,3% de óbitos, aponta a eficiência no avanço nas identificações dos casos e redução das subnotificações, colocando a cidade em situação de vantagem no combate à pandemia.

“A apresentação dos dados brutos podem ser simples de interpretação para a população. Por isso, fechando o ciclo do mês de maio, quando a cidade vivia apenas com a movimentação dos serviços e empresas classificados como essenciais, pode-se dizer que o cenário se mostrou equivalente ao avanço no padrão do Estado de São Paulo, epicentro das ocorrências de Covid-19 no Brasil”, salienta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, que ainda reforça a testagem realizada em Jundiaí, que alcançará a marca de 5% da população, com a oferta dos 20 mil testes rápidos e 2 mil PCRs.

Ainda de acordo com o gestor, o vírus Sars-CoV-2 tem apresentado maior quantidade de pessoas infectadas entre as faixas etárias economicamente ativas, ou seja, entre 30 e 59 anos. “Apesar de a mortalidade ser maior entre as pessoas com mais de 60 anos, a ocorrência nas demais idades é superior. É importante, contudo, alertar que, o vírus também tem feito vítimas com idades abaixo dos 50 anos, com e sem comorbidades, portanto, o cuidado individual é que proporcionará a proteção coletiva”, ressalta.

Com a abertura gradativa encaminhada pelo Governo do Estado e com regras de segurança sanitária rígidas determinadas por decreto 29.026, de 29 de maio de 2020, o gestor alerta para a necessidade da intensificação das medidas de proteção entre a população.

“O uso de máscara, a higienização das mãos e a etiqueta respiratória devem permanecer entre os hábitos da população, que só deve deixar o isolamento e o distanciamento social em caso de necessidade e com as medidas de prevenção. Somente com a diminuição na velocidade de contaminação pelo coronavírus é que será possível avançar nas habilitações de mais serviços autorizados a funcionar, mantendo o número de casos controlados”, alerta.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade