
Nesta segunda-feira (14), o Ministério da Saúde confirmou 41 casos positivos de Covid19 de equipes envolvidas com a Copa América, registrados no domingo (13), dia de estreia do campeonato. De acordo com os registros do ministério, os diagnósticos positivos são de 31 jogadores e membros de delegações e 10 casos de prestadores de serviços contratados para a realização do evento.
“Todos os casos de prestadores de serviços foram confirmados em Brasília (DF). A positividade de casos por Covid-19 foi de 1,4%. Os resultados do sequenciamento genético para análise de variantes serão concluídos em até 14 dias, prazo necessário para realização da análise”, disse o Ministério da Saúde, em nota.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, mais cedo, que os 10 prestadores de serviço infectados eram profissionais dos hotéis onde os atletas e a comissão técnica que disputam a Copa América estão hospedados. Queiroga disse ainda que esses profissionais, e as pessoas que tiveram contato com eles, foram isolados.
Além disso, a nota do Ministério da Saúde complementa que, até agora, 2.927 testes de RT-PCR foram realizados entre jogadores, membros das delegações e prestadores de serviços.
Idas e Vindas do Brasil sediando a Copa América
O governo do presidente Jair Bolsonaro atuou fortemente para que a realização do torneio esportivo acontecesse no Brasil, após a Argentina e a Colômbia recusarem a proposta de sediar o grande evento. A decisão do governo brasileiro foi altamente criticado devido ao grande número de casos de infecção e morte por Covid19 no país.
Recentemente, ações foram montadas para tentar barrar a realização da Copa América no Brasil, mas o STF votou e permitiu a realização da competição esportiva.
[tdj-leia-tambem]