Serrana, em SP, finaliza vacinação em massa e está há duas semanas sem intubação por Covid
Conecte-se conosco

Coronavírus

Serrana, em SP, finaliza vacinação em massa e está há duas semanas sem intubação por Covid

A cidade participou de um estudo do Instituto Butantan e imunizou mais de 28 mil pessoas, das 30 mil cadastradas.

Publicado

em

Serrana está localizada a 315 quilômetros da capital paulista
Serrana está localizada a 315 quilômetros da capital paulista (Foto: Reprodução/iGSaúde)

Neste domingo (11), a cidade Serrana, em São Paulo, finalizou a vacinação em massa prevista pelo Projeto S, junto do Instituto Butantan. A iniciativa inédita no país imunizou 28.380 pessoas, dos 30 mil munícipes cadastrados para receber a Coronavac. O restante dos cadastrados que não receberam a vacina (cerca de 2%), foram pessoas que desistiram entre a primeira e segunda dose.

As pessoas cadastradas e que receberam o imunizante representam 59,51%% da população de Serrana, que conta atualmente com 45.644 habitantes.

De acordo com o estudo, a imunização em massa começou no dia 17 de fevereiro, setorizada em quatro regiões diferentes da cidade. Os lotes utilizados pelo estudo foram exclusivos e não interferiram na distribuição das doses para outras cidades do país. As pessoas que foram imunizadas neste projeto serão monitoradas pelo período de um ano, com o auxílio de um programa de inteligência artificial criada com o WhatsApp.

Projeto S

A iniciativa do Instituto Butantan tem o objetivo de analisar a eficácia da Coronavac contra a transmissão da Covid19, e a queda no número de mortes pela doença na cidade. Os pesquisadores também deverão analisar a eficácia da Coronavac contra as variantes da Covid19, principalmente a do Amazonas, aproveitando a taxa de imunização da cidade, acima de qualquer outra do Brasil.

“Serrana vai ser a prova de fogo para sabermos se conseguimos controlar estes casos”, relatou Ricardo Palácios, diretor de ensaios clínicos do Butantan. A última dose da vacina do projeto foi aplicada por volta das 15h40 deste domingo.

Veja quais são os principais tópicos analisados pelo instituto para o projeto:

  • eficiência da vacinação na redução de casos de Covid19 e no controle da epidemia;
  • queda na transmissão do vírus de uma pessoa para outra;
  • impacto na redução da carga de doença, como através da ocupação de leitos hospitalares e número de consultas médicas;
  • adesão da população à vacinação, reações adversas e efeitos indiretos na economia e na circulação de pessoas;
  • testar ferramentas de combate a epidemias, como um aplicativo de controle da vacinação, de acompanhamento de reações, de censo geolocalizado em tempo real, entre outros;
  • interação da vacina com a variante P.1 (do Amazonas).

Não puderam ser imunizados menores de idade, gestantes ou mulheres que estão amamentando, pessoas com doenças graves e pessoas que apresentaram febre 72 horas antes da vacinação. Isso porquê essas pessoas não participaram das fases de teste anteriores dos estudos da Coronavac, portanto, não há indícios dos impactos do imunizante nestes casos. Os resultados do estudo só começarão a ser divulgados a partir de maio, segundo o instituto.

Mudanças no sistema de saúde

Mesmo não associando a imunização em massa aos impactos no sistema de saúde da cidade, profissionais dos hospitais de Serrana relatam queda nas internações e na incidência de casos graves da doença na cidade. Dados também mostram que a cidade não tem registro de intubação pela doença há cerca de duas semanas.

O efeito é esperado após a vacinação, mas o Instituto Butantan informou que ainda não é possível tirar conclusões sobre o estudo. “A vacinação não vai produzir efeito imediato. Ela precisa agir no organismo de cada um, para que se produzam anticorpos capazes de controlar a infecção”, afirmou Palácios.

Por que Serrana?

A cidade foi escolhida para ser base do projeto do Instituto Butantan por ser um município com baixo número populacional, e estar próxima de Ribeirão Preto, que é referência nacional em saúde.
Além disso, em um inquérito sorológico realizado pelo Butantan no ano passado, a cidade apresentou índices preocupantes de transmissão da Covid19.
“É um marco histórico e um divisor de águas, não só na saúde, mas no desenvolvimento econômico, social e educacional do município. Esperamos ser referência na criação de protocolos para o pós-vacinação”, diz o prefeito Léo Capitelli (MDB).

Placa instalada na cidade de Serrana, interior de São Paulo (Foto: Reprodução/Estadão)

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade