
Cuba desenvolveu um medicamento que promete ser muito eficaz em casos de câncer, mais especificamente os de pulmão: trata-se de uma vacina, a Cimavax, que deve ser estudada em parceria com os EUA para um resultado ainda mais amplo e poderoso.
Para entender a vacina criada por Cuba, é importante entender o que são vacinas, que é toda substância que tem o potencial de estimular uma reposta de imunidade no organismo.
Segundo o MedicalDaily, isso quer dizer que a Cimavax não previne a doença, mas faz um importante trabalho ao retardar o crescimento de células cancerígenas de tumores, estabilizando os sintomas e garantindo uma expectativa de vida para esses pacientes que vai de seis meses a quatro anos a mais, em comparação com pacientes que não tomaram a vacina.
LEIA MAIS
Criança com dengue hemorrágica foi tratada com xarope por médica do HPS
Corona dá cerveja de graça em troca de lixo plástico no Rio de Janeiro
Embora não seja uma solução milagrosa, a vacina contra o câncer de pulmão desenvolvida por Cuba tem uma eficácia comprovada bastante grande e um detalhe importantíssimo: ela é vendida a US$ 1, possibilitando que seja distribuída gratuitamente nos hospitais cubanos desde 2011.
Com a parceria entre Cuba e o instituto Roswell Park, de Nova York, estima-se que a aprovação para os testes leve de seis a oito meses e que em até um ano os testes clínicos já comecem a ser feitos. A expectativa é que a vacina funcione também com outros tipos de câncer e consiga inibir o crescimento de células cancerígenas com uma eficiência ainda maior.
Com informações do Hypeness.