Criança com dengue hemorrágica foi tratada com xarope por médica do HPS
Conecte-se conosco

Saúde

Criança com dengue hemorrágica foi tratada com xarope por médica do HPS

Criança com dengue hemorrágica foi diagnosticada com gripe

Publicado

em

Atualizado há

Denúncia de atendimento no Hospital Paulo Sacramento
Os olhos vermelhos eram por conta de uma hemorragia com derrame ocasionada pela dengue (Foto: Arquivo Pessoal)

A leitora Luara Azevedo enviou uma reclamação ao Tribuna de Jundiaí acerca do atendimento dado à sua filha no Hospital Paulo Sacramento (HPS), no último dia 26 de maio. De acordo com ela, a garota de 5 anos estava com dengue hemorrágica, mas foi diagnosticada com gripe após seis horas de espera.

“Chegamos lá 10h15, fomos chamados no balcão para fazer a ficha por volta de 11h45 e ela foi chamada para ser atendida às 14h. Relatei todos os sintomas, como febre, os olhos vermelhos, dor atrás dos olhos e dor no corpo. Após a médica examinar, ela pediu raio-x pois acreditou que era devido ao tempo”, conta.

Após realizar o exame de raio-x, o retorno ao consultório foi por volta de 16h. A mãe diz que a médica então constatou que não havia nada no pulmão e afirmou que era uma gripe.

“Questionei pois todos os sintomas levavam a crer que poderia ser dengue e perguntei se ela não poderia solicitar um exame específico. A resposta dela simplesmente foi que a médica ali era ela, que ela estudou e sabia muito bem o que estava falando. Disse, ainda, que se precisasse de exame minha filha teria que ficar cinco dias com febre para que ele fosse solicitado”, continua.

Luara saiu então do hospital descontente e decidiu não dar o xarope que a médica passou para sua filha. Os sintomas continuaram e ela decidiu então levar a menina ao Centro Clínico em Campo Limpo Paulista, onde o médico já pediu o exame para saber se era dengue.

“E sim, para minha tristeza minha filha foi diagnosticada com dengue. O vermelho no olho era por conta de uma hemorragia com um derrame, por conta da dengue hemorrágica. Logo após a comprovação minha filha foi medicada e começamos o processo de hidratação para que ela não precisasse ficar internada”, relembra.

LEIA MAIS

Kahal está na final do ‘Dança de Grupo’ no Faustão e pede apoio de Jundiaí

Garotinho de 7 anos salva primo que estava engasgado com espinha de peixe

Depois de alguns dias de cuidado sua filha já está melhor, mas Luara demonstra indignação. “É um perigo isso porque na dengue hemorrágica a situação pode se agravar com o uso de alguns medicamentos que são comumente indicados para a gripe. E esse tipo de dengue é a mais perigosa”.

Nota do hospital

Em nota, o Hospital Paulo Sacramento informa que os sintomas descritos pela mãe no momento do atendimento eram condizentes com gripe e que o teste rápido para dengue não era efetivo antes de 24 horas e após 72 horas da apresentação dos sintomas. Confira a íntegra do texto:

“Sobre o caso da paciente I. M.Y, informamos que nosso primeiro atendimento constatou que os sinais vitais e a história clínica eram condizentes com síndrome gripal, não sendo excluída, no entanto, a possibilidade de dengue. Após exame físico, foi constatado que a paciente apresentava sinais e sintomas condizentes com doença respiratória aguda, onde foi solicitado o exame de RX, que não apresentava alterações.

Esclarecemos ainda que a mãe da paciente foi orientada de que o teste rápido para dengue não era efetivo antes de 24 horas e após 72 horas dos sintomas e que a sorologia só é solicitada após 5 dias, com a finalidade de notificação epidemiológica.

Assim sendo, independente do diagnóstico, não haveria mudança no tratamento escolhido, além da orientação de retorno no caso de piora e prescrição de medicações sintomáticos, conforme orientação do ministério da saúde.”

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade