Depressão infantil: especialista explica sinais de alerta
Connect with us

Saúde

Depressão infantil: especialista explica sinais de alerta e como proteger a saúde mental dos pequenos

Natália de Oliveira Corrêa Rueda, psicóloga clínica e especialista em desenvolvimento infantil, orienta os pais sobre como cuidar da saúde mental dos filhos

Published

on

Atualizado há

Criança abaixada tampando os ouvidos, indicando traços de depressão infantil.
Especialista orienta como cuidar da saúde mental das crianças (Foto: Canva)

No Brasil, cerca de 17% dos jovens entre 10 e 19 anos enfrentam algum transtorno mental, entre eles a depressão infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que representa aproximadamente 5,6 milhões de adolescentes.

Esses números são do relatório “On My Mind: The State of the World’s Children“, publicado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

E com isso, a psicóloga clínica especialista em desenvolvimento infantil e em inteligência social de Jundiaí, Natália de Oliveira Corrêa Rueda, em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, deixa claro quais são os primeiros sinais de depressão infantil, o que os pais devem fazer e qual a melhor maneira de cuidar da saúde mental dos pequenos. 

Natália explica que os sinais mais comuns da depressão em crianças é a falta de concentração, principalmente em atividades pedagógicas, dificultando a interação com os demais do grupo.

“Pode ter algo acontecendo ali com aquela criança em casa, se a criança está apresentando grande sonolência ou também a falta desse sono. A insônia demonstra que a criança está passando por alguma dificuldade, assim como a falta de apetite”, detalha o sinal de alerta.

Outro ponto que os pais devem prestar atenção é no momento das brincadeiras, segundo a psicóloga. “Se ela não tem disposição para brincar é um alerta para os pais, pois toda criança tem energia e necessita da socialização. O brincar é importante e, se ela apresenta alguma resistência, é um sinal”, completa.

No entanto, Natália conta que alguns comportamentos podem fazer parte da personalidade da criança. “Às vezes ela é mais tímida, gosta mais de brincar sozinha do que em grupo branco, então a gente precisa identificar o que faz parte dela e o que não faz, como ela se comporta no contexto família”, afirma. 

A psicóloga detalha que o que pode diferenciar o traço de personalidade é quando a criança é extrovertida e começa a ficar mais quieta, mais sensível, por exemplo. Os pais devem buscar ajuda profissional para entender e sempre manter o diálogo com a criança de forma acolhedora.

Motivos que podem desencadear a depressão infantil

Natália aponta que um dos principais motivos para a depressão ambientar é mudanças e dificuldades no ambiente familiar. “As crianças muitas vezes apresentam resistência às mudanças de casa, de escola, então precisamos identificar a causa: Quais são esses fatores? O que está desalinhando a rotina dessa família? Precisamos olhar para a criança e entender o que ela está sentindo”, diz.

E também tem os fatores externos, como pandemia, redes sociais e até mesmo bullying. 

Como prevenir a depressão infantil? 

Para a psicóloga Natália, a prevenção é um trabalho conjunto entre profissional da saúde mental/ emocional e com os adultos, responsáveis pela criança, e que façam parte de sua rotina, como professores, tutores e familiares. 

“É importante que os adultos que fazem parte desse contexto da criança, seja na casa ou escola, ajudem ela com estímulos para voltar a fazer as atividades, na socialização e conversar de forma lúdica sobre os sentimentos, principalmente na hora de dormir”, detalha Natália.

Todas essas atitudes ajudam a criança a ficar mais calma e mais à vontade para se abrir com os pais. “O diálogo é onde começamos a identificar o que a criança está passando e conduzi-la a lidar com os seus desafios da melhor forma”, explica Natália.

E vale lembrar que para a confirmação do diagnóstico é necessário realizar uma consulta com o pediatra, neuropediatra ou psiquiatra infantil, pois somente eles podem dar um direcionamento do diagnóstico e entender se virou algo patológico ou não. 

Saúde

Setembro amarelo: Pesquisas por burnout e sintomas cresceram 37% em 2024

Crescimento nas buscas e casos de burnout revelam urgência em debater a saúde mental no ambiente de trabalho

Published

on

As buscas online pela síndrome e seus sintomas cresceram 37% no Brasil, de janeiro a julho de 2024, conforme levantamento da Medprev sobre Burnout. O aumento significativo em relação ao mesmo período de 2023 reforça a urgência de abordar o tema durante o Setembro Amarelo, mês em que a conscientização da saúde mental está em destaque. O burnout é conhecido…

Continue Reading

Saúde

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Published

on

Close-up de olhos de uma criança, destacando a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma infantil.
Foto: Canva

A terceira edição da campanha De Olho nos Olhinhos tem início hoje (21), com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um dos tipos mais comuns de câncer ocular em crianças de 0 a 5 anos. Esta mobilização de alcance nacional será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, com a participação de…

Continue Reading

Saúde

Enzo está 100% saudável após doação de medula óssea

Pedro, irmão gêmeo de Enzo, foi seu doador de medula óssea. “A alegria de saber que eles são unidos desde o ventre até a medula é uma grandeza de Deus”, comemora a mãe

Published

on

À esquerda, Enzo em tratamento para receber a doação de medula óssea; à direita Enzo pós-transplante.
Enzo está curado e saudável (Foto: Arquivo pessoal)

Neste sábado, 21 de setembro, é comemorado o Dia do Doador de Medula Óssea e não poderíamos relembrar a história de Enzo e seu irmão gêmeo, Pedro, que foi o seu doador de medula óssea.  Enzo enfrentou uma batalha entre 2019 a 2020 contra a leucemia, quando tinha apenas 5 anos, passando pelo Grendacc, hospital referência em oncologia infantil de…

Continue Reading

Saúde

Parceria entre Hospital São Vicente e AC Camargo eleva qualidade dos diagnósticos em Jundiaí

Contrato firmado prevê uma redução de 33% no tempo de entrega dos resultados

Published

on

Amostra de exame sendo coletada em sala do Hospital São Vicente, em Jundiaí.
Exames são realizados por meio de coleta de amostras biológicas (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí comemora mais uma parceria com o A.C Camargo Câncer Center, referência nacional no tratamento oncológico, para a realização de exames anatomopatológicos e de imuno-histoquímica.  A nova parceria representa um avanço significativo na qualidade e na agilidade dos serviços oferecidos pelo Hospital São Vicente, especialmente no diagnóstico de doenças complexas como o câncer.  “Esses…

Continue Reading

Saúde

Vacinação infantil contra Covid-19 é retomada em Jundiaí com novo estoque

A vacinação para o grupo prioritário ocorre em seis locais, exclusivamente por agendamento

Published

on

Vacinação em Jundiaí está sendo realizada para crianças.
Para população a partir de 12 anos que faz parte do grupo prioritário, a dose aplicada será individual (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O estoque de vacina contra a Covid-19 de Jundiaí foi reabastecido nesta terça-feira (17) e a aplicação das doses foi retomada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para crianças de 5 a 11 anos que pertencem aos grupos prioritários. A informação foi confirmada em nota divulgada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). …

Continue Reading
Advertisement