
Os farmacêuticos celebram nesta quinta-feira (20), o dia de sua profissão, que ressalta a importância da área, fundamental para recuperação dos pacientes. Com o auxílio da tecnologia e de estudos científicos, o setor farmacêutico tem revolucionado a maneira com a qual as doenças são tratadas, visando sempre a melhoria ou até mesmo a cura de patologias antes consideradas irreversíveis.
No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), o trabalho desenvolvido pela equipe da farmácia, formada por 110 profissionais, é intenso e gratificante na mesma proporção, como conta a farmacêutica, Paula Daniela Cordeiro dos Santos. “Nossa equipe também atua nos Prontos Atendimentos dos quais o HSV administra. Eu brinco que nós somos parte dos bastidores porque estamos ligados à diversos serviços, mas pouca gente sabe sobre essa rotina. Nós atuamos em conjunto com a internação domiciliar, dispensando todos os medicamentos desses pacientes que continuam sendo assistidos pela equipe mesmo após a alta hospitalar, realizamos toda a parte de triagem de prescrição do paciente, fazemos a dispensação de medicamentos oncológicos para os pacientes em tratamento de quimioterapia e hormonioterapia, além de prestar assistência aos pacientes paliativos”.
[tdj-leia-tambem]
Por meio do serviço, os profissionais também realizam o aprazamento, item do plano de cuidados em que são determinados os horários mais adequados para a administração dos medicamentos, a posologia, que determina o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia, e a interação medicamentosa, quando o paciente faz uso de mais de um medicamento. “Frequentamos também a visita multidisciplinar, onde falamos sobre medicamentos não-padronizados, horário de dispensação e também discutimos as dosagens e os antibióticos”, explica Paula.
Além dos farmacêuticos, a equipe também é formada por auxiliares de farmácia e estoque. Cada profissional contribui para uma área dentro do departamento. Os auxiliares de farmácia são responsáveis pela assistência à enfermagem para entrega de medicamentos em porta e montagem de tiras de medicamentos para o paciente. Os farmacêuticos realizam toda a parte de triagem, de acompanhamento, posologia e de interação não-padronizada. Já os auxiliares de estoque fazem toda a parte de recebimento, armazenamento e dispensação para as farmácias satélites. O local recebe uma média de 280 prescrições por dia.