Idoso bebendo água.
Foto: Canva

Com a onda de calor que atinge o Brasil, é necessário tomar alguns cuidados essenciais com a saúde. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) faz um alerta reforçando a hidratação, principalmente em bebês, crianças e idosos. 

Para prevenir quadros de desidratação, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água para adultos, uso de protetor solar, roupas leves, além de evitar exposição direta ao sol e não praticar exercícios ou atividades em horas mais quentes do dia. 

A SES ainda informa que, no caso de bebês, o leite materno é o principal recurso para evitar a desidratação. Outros cuidados como usar roupas de algodão, deixá-los apenas de fraldas e trocá-la com frequência, usando algodão e água, são essenciais para aliviar o incômodo térmico.

Já para os idosos, é fundamental estimular a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais e chás, além de oferecer alimentos ricos em águas como sopa e frutas, pois é comum desidratação e insolação nesta faixa etária.

[tdj-leia-tambem]

Alerta para doenças no calor

A Secretaria do Estado também informa sobre o risco de doenças de transmissão hídrica e alimentar relacionadas ao calor, como doenças gastrointestinais, cólera, febre tifóide, hepatite A e diarreias. Por isso, certifique-se que a água ingerida é potável.

Os alimentos devem ser higienizados adequadamente, evitando-se infecções e intoxicação. As doenças transmitidas por água e alimentos podem ser ocasionadas por bactérias, vírus, parasitas ou toxinas, com incubação de 1 a 4 semanas. 

Os sintomas são febre, vômito, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça e tonturas. Caso apareça algum dos sintomas, a pasta orienta a busca de atendimento médico.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3