Criança com varíola dos macacos
Foto: Domínio público/via Wikipedia

Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Jundiaí, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) em crianças. O caso foi informado no levantamento realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com a informação da nota, a criança infectada tem 9 anos de idade, e começou a apresentar os sintomas no dia 25 de agosto. Assim, seus pais procuraram atendimento no dia 1º de setembro. Após o diagnóstico, não registraram casos secundários, e a criança não precisou de internação. No momento da publicação, ela já está ‘curada’ da varíola, ou seja, fora de isolamento social, sem lesões e não transmite mais a doença.

Além disso, no informativo, a Saúde de Jundiaí também registrou um novo caso, dessa vez em um homem de 34 anos. Este iniciou os sintomas no dia 24 de agosto, e procurou atendimento médico no dia 29. O paciente segue em isolamento, não precisou ser internado e, até o momento, nenhum registro de caso secundário.

Com esses dois novos diagnósticos, Jundiaí soma agora 27 casos de varíola dos macacos em residentes da cidade.

Como é a transmissão da Varíola dos Macacos?

A doença é transmitida através do contato próximo com uma pessoa infectada. Com isso, o vírus pode entrar no corpo por lesões da pele, sistema respiratório ou olhos, nariz e boca.

Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Há vacina para a doença, no entanto, ainda não está disponível no Brasil.

[tdj-leia-tambem]