1° caso de varíola dos macacos é confirmado em Jundiaí
Connect with us

Saúde

1° caso de varíola dos macacos é confirmado em Jundiaí

O homem terá acompanhamento médico por 21 dias ou enquanto tiver lesões cutâneas. A Prefeitura de Jundiaí informa que não há registro de casos secundários.

Published

on

Atualizado há

Criança com varíola dos macacos
Em todo o Estado de São Paulo já são 374 casos confirmados da doença. Foto: Domínio público/via Wikipedia.

A Secretaria da Saúde confirmou, nesta terça-feira (19), o primeiro caso de varíola dos macacos em Jundiaí.

O homem, de 34 anos, está hospitalizado e não realizou viagens internacionais. Entretanto, o paciente relatou uma viagem ao interior de São Paulo antes de apresentar os primeiros sintomas, em 7 de julho. A busca por atendimento médico foi realizado no dia 14, e desde então segue em isolamento.

O homem terá acompanhamento de uma equipe de saúde pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto tiver lesões cutâneas. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, não há registro de casos secundários suspeitos no município.

Até então, já são 449 casos confirmados da doença em todo o Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo afirmou que todos pacientes positivos do Estado estão sendo acompanhados.

Sobre a doença

A doença monkeypox, ou varíola dos macacos, é transmitida com um contato íntimo à uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo pelo sistema respiratório, pelos olhos, nariz, boca e por lesões na pele.

Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Não há vacina para a doença.

Saúde Pública

Vacinação contra Covid-19 retorna em quatro unidades de saúde de Jundiaí

Município aplicou 3.598 doses da vacina Spikevax em crianças de até 5 anos, com meta de 22.705 imunizações.

Published

on

Criança recebendo vacina contra Covid-19 em UBS de Jundiaí
Vacinação está disponível a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) recebeu uma nova remessa com 200 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Diante da quantidade limitada, a UGPS centralizou a aplicação em quatro equipamentos de saúde: Clínica da Família 1 – Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540; Clínica da Família Hortolândia – Rua Campinas, 58;…

Continue Reading

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue

A cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.

Published

on

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Para não repetir o cenário deste ano, Jundiaí reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content