Coçar os olhos
Perigo coçar os olhos pode provocar lesões na córnea e até causar cegueira

O hábito de coçar com força a região dos olhos pode parecer inofensivo, mas, de acordo com profissionais da saúde, pode causar prejuízo às córneas, alterando formato e até mesmo provocando doenças graves, como o ceratocone.

O ceratocne é uma doença que muda a estrutura da córnea, deixando-a mais fina e curvada, lembrando o formato de um cone, daí o nome. Ela pode surgir pela junção de dois fatores: genético (fragilidade da córnea) e impacto do ambiente (coceira nos olhos).

O primeiro sinal da doença é alteração na visão, ela pode ficar embaçada, dupla ou distorcida, fotofobia, “cegueira noturna”, córnea irregular ou opaca. Mas, se a pessoa já tiver miopia ou astigmatismo, por exemplo, os sintomas passam despercebidos e o diagnóstico pode ser tardio.

LEIA TAMBÉM:

Febre maculosa: clima seco favorece ciclo reprodutivo dos carrapatos

Vacina contra o sarampo está disponível nas UBSs, Clínica da Família e Novas UBSs

O tratamento do ceratocone é uso de óculos e lentes de contato, cirurgia para correção ou transplante da córnea (em casos graves com diagnóstico tardio). Por isso, se você sofre com coceira constante nos olhos deve procurar um oftalmologista que, possivelmente, receitará medicamentos ou pedirá exames.

Mas, você também pode manter seus cuidados diários, como lavar os cílios e sobrancelhas com bastante cuidado, com água e produtos indicados para limpeza desta região.

Fonte: G1