Vacina contra o sarampo está disponível nas UBSs, Clínica da Família e Novas UBSs
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Vacina contra o sarampo está disponível nas UBSs, Clínica da Família e Novas UBSs

Desde o ano passado, conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina é oferecida para pessoas nascidas a partir de 1960

Publicado

em

Atualizado há

Vacina contra o sarampo é oferecida em Jundiaí
Vacinação contra o sarampo deve ser feita em duas doses, com intervalo de um mês ente cada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O sarampo, apesar de contar com vacina disponível gratuitamente pela rede pública nacional, tem registrado casos em algumas cidades brasileiras.

Jundiaí tem imunização de 96% da população de crianças na faixa etária de 1 ano (5,8 mil), principal público-alvo da dose, segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

Para ampliar a cobertura e evitar a disseminação da doença, desde o ano passado, conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina é oferecida para pessoas nascidas a partir de 1960.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs da cidade, conforme o horário de atendimento.

De acordo com a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente, a vacinação ampliada para a faixa etária entre jovens e adultos é importante para evitar a circulação do vírus.

“A vacina do sarampo foi oferecida de formas diferentes. No passado era oferecida isolada. Depois passou para sarampo e rubéola e, agora, com a dose de sarampo-caxumba-rubéola, com a tríplice viral. É importante que as pessoas nascidas a partir de 1960 busquem o atendimento da sua UBS para iniciar a imunização. Quem tiver a carteira de vacinação deve apresentá-la para que o técnico possa verificar se há necessidade de tomar a dose”, explica.

Para que a pessoa seja considerada imune ao sarampo é necessário que tenha registro em carteira de vacinação da aplicação de duas doses, com idade acima de um ano e intervalo de um mês entre cada aplicação.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa grave causada por um vírus (Morbilivirus), transmitida pelas secreções respiratórias. A doença voltou a circular no Brasil em 2018, a partir dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

LEIA MAIS

Vacinação contra gripe está aberta para toda a população

Jundiaí prorroga campanha de vacinação contra a gripe

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso.

Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas com duração mínima de três dias, podendo ocorrer lesões dolorosas na boca.

Nos casos graves há o acometimento do sistema nervoso central que pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte.

Os riscos são maiores para os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Em Jundiaí, a doença causou cinco notificações suspeitas no ano de 2018, sem confirmação. Neste ano, apenas um caso suspeito foi notificado, com as medidas de bloqueio realizadas.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo