30 mil atendimentos: UBSs começam a agendar consultas para zerar fila em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde Pública

30 mil atendimentos: UBSs começam a agendar consultas para zerar fila em Jundiaí

Saúde em Dia vai eliminar fila de espera através de convênio com o Grendacc

Publicado

em

Paciente deitado em maca passando por eletrocardiograma
UBSs trabalham em conjunto, agilizando exames de eletrocardiograma para consultas com cardiologistas. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Com o objetivo de zerar as filas de espera para realização de consultas com especialistas, a Prefeitura de Jundiaí, através de suas unidades de atendimento, já começa a agendar os compromissos médicos para a segunda quinzena de fevereiro, quando o convênio com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) passa a vigorar.

“A Saúde é prioridade desde o primeiro dia da gestão. Conseguimos com trabalho, planejamento e organização eliminar, ao longo dos meses, as deficiências existentes e as demandas reprimidas que recebemos. A consulta com especialista também era um gargalo, que agora, está sendo resolvido”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Adquirimos 30 mil consultas, além das 60 mil anuais já oferecidas pela equipe no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), para atender a todos que estavam no aguardo de atendimento. A busca pela excelência no atendimento à população é meta da nossa gestão”, completa.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão, Tiago Texera, R$ 3,3 milhões foram investidos no Saúde em Dia com o objetivo de zerar a fila de consultas. Parte deste investimento é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Haddad e a outra, do caixa municipal.

Os exames também receberão atenção. Pelo menos 15 mil também vão entrar para o programa para que a fila possa ser regularizada. Equipamentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde estão sendo utilizados antes mesmo do pedido médico, assim, o tempo de resolutividade também é otimizado.

“As equipes da Atenção Básica estão fazendo os agendamentos para seus usuários. Algumas, como é o caso da UBS Hortolândia, agenda a consulta e encaminha o paciente já com exame de eletrocardiograma já realizado. Isso proporciona ainda mais resolutividade para a população”, explica o gestor.

Júlio Zairo, aposentado de 74 anos, é um dos jundiaienses que vai se consultar com um cardiologista já com o exame em mãos.

“Estava esperando por uma consulta com cardiologista depois do encaminhamento do médico clínico. O pessoal da UBS me chamou para fazer o exame e já ir para a consulta com tudo pronto. Eu fiquei muito feliz, pois vou chegar ao médico já com o exame na mão”, comenta.

“Com a liberação das consultas, conseguimos realizar os agendamentos de especialidades que estavam na espera, Cardiologia e Vascular, por exemplo, conseguirmos atender pacientes que estavam esperando há muito tempo na fila. E vamos continuar agendando”, finaliza o gerente da UBS Hortolândia, Leonard Saidinha Cabral.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade