palestra com médicos em anfiteatro
Apresentação de resultados ocorreu no anfiteatro do Colégio Cristão (Foto: Divulgação/HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) concluiu com bons resultados sua participação no projeto ‘Lean nas Emergências’, que visa reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos. 

O HSV foi selecionado em julho deste ano pelo Ministério da Saúde, junto com outros 19 hospitais, para participar da terceira fase da iniciativa que é desenvolvida pelo Hospital Sírio-Libanês

Desde o começo, o HSV tem passado pelo processo de acompanhamento feito pela equipe do Sírio-Libanês para identificar dificuldades e implementar ações de melhorias. 

O projeto foi concluído nesta segunda-feira (16), no anfiteatro do Colégio Cristão, com a participação de representantes das equipes médicas e assistencial e especialistas Lean do Hospital Sírio-Libanês.

Com isso, os principais resultados foram apresentados:

  • Internação – em comparação ao ano de 2016, o hospital aumentou 24% no número de internações. Antes a média era 1.148 internações por mês, e 1.420 por ano, sendo que apenas no mês de outubro deste ano, a unidade teve 1.546 internações. 
  • Cirurgias – a média de cirurgias era de 519 por mês e, atualmente, o número subiu para 638. No mês retrasado, o HSV realizou 710 procedimentos cirúrgicos. 
  • Tempo – a média de permanência dos pacientes internados era de 6,4 dias e hoje é de 4,9, ou seja, um dia e meio de diferença. Fator que reduziu os riscos de infecção hospitalar de 3,08% para 1,45%.

Mudança notável

Maria de Jesus Almeida, 30 anos, que acompanha a mãe internada para tratar complicações de uma pneumonia elogia a eficiência do hospital. “Antes era cheio de macas e pessoas doentes, agora está totalmente vazio”, afirma.

Para a coordenadora de enfermagem, Tetuyo Yokota, os resultados são reflexo das ações aplicadas que envolvem organização e comunicação, como 5S, foco, otimização do tempo e reuniões de alinhamento

[tdj-leia-tambem]