Equipe do Hospital São Vicente participa de capacitação no Sírio-Libanês
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Equipe do Hospital São Vicente participa de capacitação no Sírio-Libanês

Além da participação do HSV, outros 19 hospitais, também estiveram no treinamento na última semana

Publicado

em

Equipe do HSV ao lado de representantes de outros hospitais e capacitadores do Sírio-Libanês
Equipe do HSV ao lado de representantes de outros hospitais e capacitadores do Sírio-Libanês (Foto: Divulgação/HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí, recebeu várias melhorias estruturais neste último semestre, como instalações de quimioterapia, implantação do projeto de revitalização dos 72 quartos e banheiros, inauguração do novo Ambulatório de Ortopedia e outros reparos. 

Mas, o HSV não investe só na infraestrutura e, por isso, passou a integrar o projeto Lean nas Emergências, que visa um atendimento humanizado, resolutivo e eficiente. Entre os dias 22 e 27 de julho, a diretoria e profissionais do HSV participaram de atividades no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foram apresentados à ferramenta do programa. 

A principal meta da iniciativa é reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências de hospitais brasileiros. A intenção é que o HSV passe a utilizar esta metodologia, com o objetivo de fazer efeito na assistência em saúde prestada a cerca de 23 mil pessoas. 

“O HSV inclui um seleto grupo de 59 instituições brasileiras eleitas para o programa, sendo um dos únicos hospitais do interior de São Paulo a participar. A metodologia está presente nos hospitais mais bem conceituados do mundo”, destaca o superintendente do hospital, Matheus Gomes. 

A iniciativa é do Ministério da Saúde e a execução é feito pelo Hospital Sírio-Libanês. Após a seleção do HSV, foi realizado um processo minucioso para captação de informações sobre a rotina do hospital e identificação de pontos críticos para a implementação de ações de melhoria. 

“Este foi o primeiro treinamento da equipe de líderes dentro do programa. Ao todo nove profissionais de diversas áreas participaram das atividades. Estamos bem otimistas com relação aos resultados em médio e longo prazo”, afirma o diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.

LEIA TAMBÉM:

Paciente faz relato agradecendo atendimento do Hospital São Vicente

Enfermeiros do HSV visitam hospital da PUC, em Campinas

Para a gerente de enfermagem Grace Campos, além do aprendizado, foi um momento de troca de experiências. “Aprendemos como lidar com cenários de crise nas unidades de urgência e emergência e entender que é possível transformar realidades semelhantes à nossa. O papel da gestão é essencial, os profissionais precisam estar engajados e com papéis definidos, estes elementos se tornam fundamentais para o sucesso do projeto”, explica.

O próximo passo é a aplicação da ferramenta in loco com o auxílio da equipe do hospital paulistano. “Estamos ansiosos em poder colocar em prática a metodologia. O apoio e a presença da equipe do Sírio-Libanês será primordial para nos ajudar neste processo complexo e intenso, que trará grandes efeitos positivos a todos os envolvidos”, afirma a superintendente administrativa, Renata Lopes Cavalcanti, que também participou das atividades.

Dentre as melhorias que serão possíveis por meio do projeto, o superintendente do HSV destaca: “Serão muitos impactos positivos, tais como diminuição no tempo de espera para atendimento, agilidade em obter um leito, menor tempo de permanência no hospital, melhor qualidade de atendimento, aumento no giro de leitos, maior engajamento das equipes, medidas assertivas de gestão, agilidade na tomada de decisões e, consequentemente, pacientes muito mais satisfeitos”, enfatiza.

O projeto Lean nas Emergências conta atualmente com 59 hospitais, distribuídos em 16 estados e Distrito Federal. A meta do MS é contar com 100 hospitais até 2020.

 

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade