Brasil registra 1.127 mortes por covid nas seis primeiras semanas de 2024
Connect with us

Saúde Pública

Brasil registra 1.127 mortes por covid nas seis primeiras semanas de 2024

Published

on

Atualizado há

pessoas com máscara andando pela rua após covid19
Foto: @wirestock/Freepik

O Brasil contabilizou 1.127 óbitos em decorrência da covid-19 nas primeiras seis semanas de 2024, com uma média semanal de 188 mortes. Observou-se um decréscimo em comparação com o mesmo intervalo de 2023, que apresentava uma média de 636 mortes semanais. Apesar desta redução, há preocupações de que os números possam aumentar significativamente após o Carnaval, devido ao prognóstico de especialistas sobre a escalada de infecções e a cobertura vacinal insuficiente da população.

Durante o mesmo período, o país enfrenta uma epidemia de dengue, aumentando as preocupações com a saúde pública. A última semana epidemiológica registrou 164 mortes, enquanto a semana anterior viu 194 óbitos. No contexto atual, o Brasil reporta mais de 30 mil novos casos de covid-19 por semana, com especialistas antecipando um aumento acentuado de casos e mortes nas semanas seguintes ao Carnaval, baseados em 33.020 novos diagnósticos confirmados.

A propagação da doença e o aumento de óbitos têm sido atribuídos a uma nova variante do vírus, identificada como JN.1, mais contagiosa, e a uma baixa adesão à campanha de vacinação de reforço. Alexandre Naime Barbosa, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, projeta um crescimento nos registros de casos e mortes nas próximas quatro a seis semanas, enfatizando a importância da vacinação prévia ao Carnaval para grupos de risco.

A baixa procura pela segunda dose da vacina nos últimos seis meses é alarmante, abrangendo todas as faixas etárias e especialmente os grupos mais vulneráveis. Rosana Richtman, infectologista do Instituto Emílio Ribas, e Hisham Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, destacam a importância dos cuidados contínuos contra a covid-19 e a necessidade de ampliar a cobertura vacinal, incluindo a vacinação infantil, além de enfrentar o desafio de combater a resistência à vacina contra a covid-19 enquanto se lida com a alta incidência de dengue.

Com informações da CBN

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement