Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo
Connect with us

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Atualizado há

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa.

Como solicitar o canabidiol no SUS SP?

Para ter acesso ao canabidiol, o paciente deve comparecer a uma das 40 Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) do Estado com o formulário de indicação preenchido pelo médico e exames específicos. Para pacientes com complexo da esclerose tuberosa, serão requeridos exames de imagem, como tomografia computadorizada de crânio ou ressonância magnética do encéfalo, todos acompanhados de laudo médico.

Após a entrega da documentação na farmácia, os documentos serão enviados para análise da SES e haverá um grupo de acompanhamento definido pela pasta.

Regulamentação da lei do canabidiol no SUS SP

A disponibilização do canabidiol no SUS SP foi regulamentada pela Lei Estadual nº 17.618, sancionada em 31 de janeiro de 2023. Após discussões internas, a resolução com as diretrizes e orientações para o acesso ao produto foi publicada no dia 7 de maio no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Depois de uma extensa análise das informações existentes na literatura, encontramos evidências suficientes para que se possa recomendar para alguns pacientes portadores dessas três condições clínicas (síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut epara Esclerose Tuberosa) produtos derivados de cannabis, especificamente o canabidiol. A disponibilidade do Canabidiol no SUS Paulista beneficiará os pacientes afetados por essas condições clínicas”, afirma José Luiz Gomes do Amaral, assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde e médico coordenador da Comissão técnica de regulamentação da lei 17.618.

Passo a passo para solicitar

  1. Acesse o site da Secretaria da Saúde: https://www.saude.sp.gov.br
  2. Utilize a função de busca e procure por “Canabidiol”.
  3. Clique em “Medicamentos” e, em seguida, em “Produto de Canabidiol Para Fins Medicinais”.
  4. Preencha os formulários para o médico e o paciente.
  5. Entregue os formulários na Farmácia de Medicamento Especializado (FME) mais próxima.

Requisitos para o uso do canabidiol no SUS SP

Os pacientes também precisam preencher alguns requisitos dispostos na resolução:

  • Diagnóstico de epilepsias farmacorresistentes Síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e complexo da esclerose tuberosa.
  • Refratilidade ao tratamento proposto nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Epilepsia.
  • Persistência de quatro crises epilépticas ou mais ao mês, apesar da utilização de duas ou mais medicações propostas pelo PCDT.

O medicamento é contraindicado para dependentes químicos, grávidas, lactantes, crianças menores de 2 anos e pessoas com hipersensibilidade a algum componente da fórmula.

Doenças indicadas para o uso

O canabidiol é indicado para o tratamento de:

  • Síndrome de Dravet: forma grave de epilepsia com crises frequentes e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
  • Síndrome de Lennox-Gastaut: forma grave de epilepsia com diferentes tipos de crises e deficiência intelectual.
  • Complexo da Esclerose Tuberosa: doença neurocutânea com tumores, crises epilépticas, atraso no neurodesenvolvimento e lesões de pele.

Para mais informações, acesse o site da Secretaria da Saúde ou procure a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) mais próxima.

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading

Saúde Pública

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí tem grande adesão

Postos de vacinação registraram grande adesão da população, destacando a importância da imunização infantil.

Published

on

Profissional de saúde administra vacina oral contra poliomielite em uma criança, enquanto outras famílias aguardam na clínica.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí, realizado neste sábado (8), registrou um movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quatro postos atenderam ao público ao longo de todo o dia, oferecendo a vacina para menores de 5 anos e realizando a atualização das carteirinhas de vacinação. Depoimentos emocionantes reforçam a importância da…

Continue Reading

Saúde Pública

Covid-19: Jundiaí desmente fake news sobre vacinação em escolas

A informação de que a Prefeitura de Jundiaí aplicaria vacina contra a Covid-19 em crianças sem a autorização dos pais tem circulado nas redes sociais. A informação não é verdadeira. Confira.

Published

on

Profissional da saúde aplicando vacina em criança no colo da mãe em Jundiaí
Prefeitura de Jundiaí desmente fake news sobre vacinação contra Covid-19 em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí se manifestou para esclarecer informações falsas que estão circulando em grupos de mensagens sobre vacinação contra Covid-19 em escolas. De acordo com a gestão, há um áudio circulando com fake news. A mensagem diz que equipes de saúde aplicarão a vacinação contra a Covid-19 em unidades escolares de Jundiaí sem autorização dos pais e/ou responsáveis, utilizando…

Continue Reading

Saúde Pública

Combate à dengue em Jundiaí: Duas UBSs abertas neste sábado para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade podem buscar atendimento para sintomas leves e moderados das 8h às 17h neste sábado.

Published

on

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Unidades de Saúde Jardim do Lago e Tamoio abertas no sábado para atendimento de casos leves e moderados de dengue em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em sua luta contínua contra a dengue, anuncia a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (8) para atendimento exclusivo de casos suspeitos da doença. A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, fundamentais para conter o avanço da dengue em Jundiaí. Unidades de Saúde participantes e horário de atendimento…

Continue Reading

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente busca certificação para integrar serviços de urgência e emergência

A iniciativa inédita, junto da Prefeitura de Jundiaí, busca integrar os serviços de Prontos Atendimentos, o SAMU, ambulatórios e UBSs sob selo de qualidade nacional.

Published

on

Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí buscam certificação em rede (Foto: HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de…

Continue Reading