SUS começa a distribuir canabidiol em SP; veja quem tem prioridade
Connect with us

Saúde

SUS começa a distribuir canabidiol em SP; veja quem tem prioridade

Published

on

Atualizado há

cannabidiol
A medida garante acesso gratuito a medicamentos à base de CBD para pacientes com síndromes raras (Foto: Freepik)

Uma grande conquista para a saúde pública brasileira: o Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo começará a distribuir gratuitamente medicamentos à base de canabidiol (CBD) a partir de maio. A medida, regulamentada recentemente pelo Governo do Estado, marca um passo crucial na democratização do acesso a tratamentos inovadores e eficazes.

“A distribuição gratuita de cannabis medicinal pelo SUS em São Paulo representa um avanço histórico na área da saúde pública e da medicina contemporânea”, afirma o Dr. João Paulo Cristofolo, sócio-fundador do Grupo CONAES Brasil (Congressos Nacionais de Educação em Saúde) em entrevista ao portal Terra. “Essa iniciativa garante que todos, independentemente de sua condição financeira, tenham a oportunidade de se beneficiar desses tratamentos inovadores”, complementa.

O alto custo dos medicamentos à base de cannabis medicinal era uma barreira para muitos pacientes, impedindo o acesso a um tratamento que poderia trazer grande melhora na qualidade de vida. A iniciativa do Governo de São Paulo promove maior equidade no acesso à saúde, garantindo que todos tenham a chance de buscar o melhor tratamento para suas condições.

Prioridade para síndromes raras

Os primeiros a serem beneficiados pela distribuição gratuita de canabidiol no SUS serão os pacientes com síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa. Essas síndromes são doenças raras e graves que causam epilepsia, convulsões e outros sintomas debilitantes.

O médico ressalta os resultados promissores que já foram observados em pacientes que utilizam cannabis medicinal para tratar essas síndromes. “Estudos clínicos e relatos de pacientes demonstram que a cannabis medicinal pode trazer melhoras significativas na qualidade de vida, reduzindo a frequência e a intensidade das convulsões, além de outros sintomas como espasmos musculares e distúrbios do sono”, explica.

Educação e informação

Para garantir o uso adequado da cannabis medicinal, é fundamental investir em educação e informação. “Ainda há muito estigma e desinformação sobre a cannabis, o que pode gerar resistência tanto por parte dos profissionais de saúde quanto dos pacientes”, alerta o Dr. Cristofolo.

“É crucial disseminar informações confiáveis sobre os benefícios e o uso correto da cannabis medicinal, com base em evidências científicas. Isso ajudará a aumentar a aceitação e o uso adequado dessa terapia inovadora”, conclui o médico.

A iniciativa do Governo de São Paulo em distribuir canabidiol pelo SUS é um marco histórico que abre portas para um futuro mais promissor na medicina, com tratamentos mais eficazes e acessíveis para todos.

Bem-estar

Treino de pernas: confira o guia completo com os melhores exercícios

O professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica, explica porquê treinar pernas, frequência ideal de treinos e dicas de exercícios. Saiba mais.

Published

on

Treino de pernas
Foto: Canva

"Negligenciar o treino de pernas é como construir uma casa sem alicerces", afirma o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica. Pular o treino de pernas é um erro comum, mas com consequências sérias. Mais do que definir músculos por motivo estético, fortalecer as pernas é crucial para a saúde geral, mobilidade e desempenho em diversas atividades. Neste guia, o…

Continue Reading

Saúde

Suplementação de ômega-3 em excesso pode aumentar o risco cardiovascular, sugere estudo

Pesquisadores apontam que o consumo exagerado dessa gordura aumenta a fibrilação atrial, que pode desencadear o AVC; o uso deve ser feito com prescrição médica 

Published

on

Mulher segurando cápsula de ômega 3
Uso de ômgea-3 deve ser feito com prescrição médica. Foto: Canva

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein Um trabalho publicado em maio no periódico científico BMJ Medicine levantou uma discussão sobre o consumo de suplementos de ômega-3 na proteção cardiovascular. Entre os achados, observou-se o elo entre o exagero nas doses de suplementação e o risco aumentado de fibrilação atrial – um tipo de arritmia cardíaca que pode desencadear o…

Continue Reading

Saúde

Saiba como é a legislação sobre aborto pelo mundo

Published

on

Protesto com placas sobre direitos reprodutivos e aborto; uma diz 'Criança não é mãe'. Legislação sobre aborto pelo mundo.
Manifestantes em defesa dos direitos reprodutivos destacam as complexidades da legislação sobre aborto ao redor do mundo. - Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Descubra como a legislação sobre aborto varia pelo mundo. Saiba onde o aborto é permitido, os limites gestacionais e as condições específicas em diferentes países, incluindo o Brasil. Em muitos países, a legalidade do aborto varia significativamente, desde permissões amplas mediante solicitação da gestante até proibições totais. Este artigo detalha como diferentes nações regulam o aborto, os limites gestacionais permitidos…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Profissional de saúde preparando seringa com vacina contra a dengue em Jundiaí, focada na imunização de crianças e adolescentes.
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação As doses…

Continue Reading

Bem-estar

Para atletas e não atletas: CrossFit DaMata de Jundiaí une comunidade com foco na saúde

No CrossFit Damata, você encontrará muito mais do que um treino intenso e eficaz. Você fará parte de uma comunidade vibrante e acolhedora. Conheça.

Published

on

Grupo de pessoas reunidas em uma academia de CrossFit, identificada como CrossFit DaMata de Jundiaí. O grupo é composto por homens, mulheres e crianças.

Cansado da monotonia da academia tradicional? Busca um treino desafiador e dinâmico que te ajude a alcançar seus objetivos de forma eficiente e divertida? Então o CrossFit DaMata é o lugar ideal para você! Localizado em Jundiaí, o box oferece aulas de CrossFit para todos os níveis de condicionamento físico, desde atletas profissionais e amadores até iniciantes que buscam melhorar…

Continue Reading