Hospital São Vicente implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes
Connect with us

Saúde Pública

Hospital São Vicente implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes

Reuniões ocorrem duas vezes ao dia, com equipe multidisciplinar e foco em problemas pontuais

Published

on

Hospital São Vicente implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes
Reuniões ocorrem às 10h e às 16h (Foto: Divulgação)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) completa dois meses de atividades dentro do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde. O objetivo é promover melhorias no atendimento hospitalar de urgência e emergência. Apesar de pouco tempo, já é possível comemorar os primeiros resultados.

Recentemente, foi implantada a ferramenta Huddle, que consiste em duas reuniões diárias, envolvendo profissionais dos setores de assistência, a fim de otimizar processos de trabalho com reflexos nas altas hospitalares e, consequentemente, maior giro de leitos.

A ferramenta Huddle foi proposta pelo Instituto Americano de Saúde com base no futebol americano, no qual os jogadores se reúnem rapidamente antes do início de uma partida para combinar a estratégia que será adotada.

No HSV, essa breve reunião, ocorre às 10h e às 16h, dura cerca de 15 minutos. A proposta é que sejam discutidos problemas pontuais e não crônicos. Assim a equipe aborda o que está acontecendo e o que pode fazer para melhorar o dia a dia no Pronto Socorro.

Com isso, os desafios são superados com maior eficiência e num curto espaço de tempo. “O Huddle ajuda muito no alinhamento e objetividade das ações diárias”, enfatiza o diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.

As atividades, além da agilidade, visam a segurança do paciente. “Com menor tempo de internação, há um risco menor de infecção hospitalar. Outra vantagem é a maior rotatividade dos leitos, ou seja, é possível atender um número maior de pacientes que precisam do setor de emergência. Tudo isso, mantendo a qualidade e o atendimento humanizado”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes.  

O Huddle passou a ser desenvolvido no HSV no dia 03 de setembro. Dados numéricos e que permitam comparação só serão possíveis no próximo mês, porém, para a operação do hospital os resultados já são visíveis.

“Achei bem dinâmico, aprendemos a identificar os problemas e já pensar nas soluções durante a reunião. Cada profissional já sai da reunião com suas responsabilidades bem definidas”, elogia Janaína Ap. De Carvalho, enfermeira.

Projeto Lean

O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Atualmente conta a participação de 59 hospitais brasileiros. No estado de São Paulo, apenas o HSV e o Hospital Mun. Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, fazem parte da ação.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement