Hospital São Vicente implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes

Reuniões ocorrem duas vezes ao dia, com equipe multidisciplinar e foco em problemas pontuais

Publicado

em

Hospital São Vicente implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes
Reuniões ocorrem às 10h e às 16h (Foto: Divulgação)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) completa dois meses de atividades dentro do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde. O objetivo é promover melhorias no atendimento hospitalar de urgência e emergência. Apesar de pouco tempo, já é possível comemorar os primeiros resultados.

Recentemente, foi implantada a ferramenta Huddle, que consiste em duas reuniões diárias, envolvendo profissionais dos setores de assistência, a fim de otimizar processos de trabalho com reflexos nas altas hospitalares e, consequentemente, maior giro de leitos.

A ferramenta Huddle foi proposta pelo Instituto Americano de Saúde com base no futebol americano, no qual os jogadores se reúnem rapidamente antes do início de uma partida para combinar a estratégia que será adotada.

No HSV, essa breve reunião, ocorre às 10h e às 16h, dura cerca de 15 minutos. A proposta é que sejam discutidos problemas pontuais e não crônicos. Assim a equipe aborda o que está acontecendo e o que pode fazer para melhorar o dia a dia no Pronto Socorro.

Com isso, os desafios são superados com maior eficiência e num curto espaço de tempo. “O Huddle ajuda muito no alinhamento e objetividade das ações diárias”, enfatiza o diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.

As atividades, além da agilidade, visam a segurança do paciente. “Com menor tempo de internação, há um risco menor de infecção hospitalar. Outra vantagem é a maior rotatividade dos leitos, ou seja, é possível atender um número maior de pacientes que precisam do setor de emergência. Tudo isso, mantendo a qualidade e o atendimento humanizado”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes.  

O Huddle passou a ser desenvolvido no HSV no dia 03 de setembro. Dados numéricos e que permitam comparação só serão possíveis no próximo mês, porém, para a operação do hospital os resultados já são visíveis.

“Achei bem dinâmico, aprendemos a identificar os problemas e já pensar nas soluções durante a reunião. Cada profissional já sai da reunião com suas responsabilidades bem definidas”, elogia Janaína Ap. De Carvalho, enfermeira.

Projeto Lean

O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Atualmente conta a participação de 59 hospitais brasileiros. No estado de São Paulo, apenas o HSV e o Hospital Mun. Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, fazem parte da ação.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo