Hospital São Vicente investe em 'Musicoterapia'
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Hospital São Vicente investe em ‘Musicoterapia’

Pelo menos seis grupos diferentes de voluntários se revezam em apresentações semanais nos corredores e quartos do hospital

Publicado

em

Atualizado há

Hospital São Vicente investe em 'Musicoterapia'
Um dos voluntários, o violonista Valdiner Rossi (Foto: Divulgação)

Muitos são os relatos de que a música faz bem para a saúde. No Hospital São Vicente de Paulo (HSV) a música tem sido utilizada como auxiliar no cuidado dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Pelo menos seis grupos diferentes de voluntários, que incluem corais, duplas e até um violinista, se revezam em apresentações semanais nos corredores e quartos do hospital.

“Me sinto mais leve e até esqueço que estou no hospital. O dia passa mais rápido e a gente pensa menos no nosso problema, esquece da dor”, relata Maria Aparecida Gomes Tavares, que se recupera de um procedimento cirúrgico.

Segundo especialistas, o ritmo da música pode aumentar ou diminuir os batimentos cardíacos. Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Drexel (Estados Unidos) em 2011, que foi atualizada em agosto de 2016, indicou que a música também contribui para a diminuição do estresse, alivia a dor, reduz a ansiedade e a fadiga.

Para o violinista Valdiner Rossi, titular da Orquestra Municipal de Jundiaí, a música é um remédio para a alma. “No São Vicente eu pude ver no semblante das pessoas o quanto a música transforma corações em curto espaço de tempo. Vi pacientes acordarem e chorarem de emoção. Posso dizer que consegui atingir meu objetivo que é tocar a alma das pessoas através do violino. E isso é maravilhoso”, afirma.

Entre os colaboradores a reação também é positiva. “Transcende horizontes, é maravilhoso. Cheguei a presenciar uma paciente que não tinha reação e ao ouvir o instrumento começou a movimentar os braços. É emocionante ter a oportunidade de presenciar gestos tão bonitos quanto o destas pessoas que se dispõem a vir aqui no hospital e dedicar um pouco de seu tempo e seu talento para os outros”, diz Selma Regina Moraes, agente administrativo.

Antonio Carlos Prestes, que acompanhava a filha Giovana Prestes, “O hospital não pode ser só um lugar que cura doença, deve curar nossa alma. Como pai eu fico aflito, mas quando vejo que minha filha, mesmo doente, está com o rosto mais feliz, isso me dá um alívio. Deveria ter música todo dia”, sugere.

? Musicoterapia: o novo remédio no Hospital São Vicente de Paulo. Porque música faz bem para a alma e o coração. Olha que lindo este projeto ❤️

Posted by Tribuna de Jundiaí on Thursday, August 1, 2019

Programação

Nesta sexta-feira, 02, às 19h30, o Coral da Igreja Quadrangular irá se apresentar para os pacientes. E no dia 05, segunda-feira, será a vez do Coral Canto Cidadão.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo