Jundiaí atua para diagnóstico e tratamento da diabetes
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí atua para diagnóstico e tratamento da diabetes

Published

on

Atualizado há

Entre as ações realizadas pela UGPS, estão as atividades coletivas para orientação sobre a doença (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para reforçar a importância sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Nas Américas, segundo dados do relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), são pelo menos 62 milhões de pessoas diagnosticadas. No Brasil, são mais de 16,8 milhões de casos entre adultos, o que coloca no país como o quinto maior em incidência no mundo.

“O diabetes é uma doença crônica e complexa. É um defeito na ação ou produção da insulina, hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue. Outra complicação é que é silenciosa e, muitas vezes, dá sinais apenas quando órgãos e funções já estão comprometidos”, explica a enfermeira educadora em diabetes pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria Gabriela Bortotto.

Em Jundiaí, estima-se que cerca de 30,5 mil pessoas têm diabetes. Desse total, em torno de 14 mil são insulino-dependentes e realizam tratamento na rede pública de saúde. Desde 2007, A rede municipal de saúde conta com o Programa de Assistência à Pessoa com Diabetes, implementado pela UGPS e considerado referência nacional, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Além dos cuidados, que incluem exames, consultas com a equipe de saúde, acompanhamento especializado para os casos de maior gravidade nos ambulatórios, monitoramento das complicações com avaliação de pé diabético, consultas oftalmológicas, exames de função renal e cardiovascular, e entrega de insumos, são ofertadas atividades coletivas com equipe multiprofissional.

“Agimos para diagnóstico, inclusive com busca ativa em pacientes com fatores de risco como pressão alta, colesterol alto, histórico familiar da doença, sobrepeso e tabagismo, e no controle da doença, tendo como foco a mudança de hábitos, com adoção de estilo de vida saudável. Em todos os territórios são ofertadas práticas de atividade física, práticas integrativas e grupos educativos. Basta o paciente buscar seu equipamento de referência para participar das ações”, enfatiza Maria Gabriela.

Jundiaí também oferta um trabalho diferenciado para as crianças aprenderem os cuidados necessários para lidar com a doença, por meio de brinquedos terapêuticos desenvolvidos pela ADJ Diabetes Brasil. As equipes da saúde ainda atuam junto às escolas municipais, capacitando os educadores em palestras para o suporte ao aluno diabético.

“O trabalho é bem amplo e o cuidado é de maneira integral. É fundamental incorporar cuidados na rotina que vão além do uso correto dos medicamentos e, assim, conviver com a doença e evitar as complicações”, acrescenta a enfermeira.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading
Advertisement