Jundiaí atua para diagnóstico e tratamento da diabetes
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí atua para diagnóstico e tratamento da diabetes

Publicado

em

Atualizado há

Entre as ações realizadas pela UGPS, estão as atividades coletivas para orientação sobre a doença (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para reforçar a importância sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Nas Américas, segundo dados do relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), são pelo menos 62 milhões de pessoas diagnosticadas. No Brasil, são mais de 16,8 milhões de casos entre adultos, o que coloca no país como o quinto maior em incidência no mundo.

“O diabetes é uma doença crônica e complexa. É um defeito na ação ou produção da insulina, hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue. Outra complicação é que é silenciosa e, muitas vezes, dá sinais apenas quando órgãos e funções já estão comprometidos”, explica a enfermeira educadora em diabetes pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria Gabriela Bortotto.

Em Jundiaí, estima-se que cerca de 30,5 mil pessoas têm diabetes. Desse total, em torno de 14 mil são insulino-dependentes e realizam tratamento na rede pública de saúde. Desde 2007, A rede municipal de saúde conta com o Programa de Assistência à Pessoa com Diabetes, implementado pela UGPS e considerado referência nacional, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Além dos cuidados, que incluem exames, consultas com a equipe de saúde, acompanhamento especializado para os casos de maior gravidade nos ambulatórios, monitoramento das complicações com avaliação de pé diabético, consultas oftalmológicas, exames de função renal e cardiovascular, e entrega de insumos, são ofertadas atividades coletivas com equipe multiprofissional.

“Agimos para diagnóstico, inclusive com busca ativa em pacientes com fatores de risco como pressão alta, colesterol alto, histórico familiar da doença, sobrepeso e tabagismo, e no controle da doença, tendo como foco a mudança de hábitos, com adoção de estilo de vida saudável. Em todos os territórios são ofertadas práticas de atividade física, práticas integrativas e grupos educativos. Basta o paciente buscar seu equipamento de referência para participar das ações”, enfatiza Maria Gabriela.

Jundiaí também oferta um trabalho diferenciado para as crianças aprenderem os cuidados necessários para lidar com a doença, por meio de brinquedos terapêuticos desenvolvidos pela ADJ Diabetes Brasil. As equipes da saúde ainda atuam junto às escolas municipais, capacitando os educadores em palestras para o suporte ao aluno diabético.

“O trabalho é bem amplo e o cuidado é de maneira integral. É fundamental incorporar cuidados na rotina que vão além do uso correto dos medicamentos e, assim, conviver com a doença e evitar as complicações”, acrescenta a enfermeira.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade