Campanha de Multivacinação é prorrogada até dezembro
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Campanha de Multivacinação é prorrogada até dezembro

O Governo do Estado prorrogou a mobilização pela segunda vez, devido à baixa procura pela atualização das carteirinhas de vacinação.

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí já checou 9.155 carteirinhas de vacinação e aplicou 7.368 doses de imunizantes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou a Campanha de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, até 1º de dezembro. A segunda prorrogação da mobilização acontece devido à baixa procura pela atualização das carteirinhas de vacinação.

A ação começou no dia 1º de outubro, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais, em queda no país desde 2015. Desde então, Jundiaí checou 9.155 carteirinhas e aplicou 7.368 doses de vacinas. Dessas, 2.783 em menores de um ano de idade, 2.444 em crianças de 1 a 4 anos, 605 na população de 5 a 8 anos e 1.536 doses em adolescentes de 9 a 14 anos.

“Continuamos fazendo o chamado para os pais e/ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes aos equipamentos de saúde para verificação das carteirinhas e aplicação das doses preconizadas para a idade”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente. “Esse esforço coletivo é necessário. Os imunizantes previnem o agravamento de doenças que podem deixar sérias sequelas e até matar. Além disso, é iminente o risco de voltarmos a ter casos de paralisia infantil, se não ampliarmos a cobertura com a vacina contra Pólio.”

Em Jundiaí, a campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação. A cidade disponibiliza as 17 vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), além das doses contra Covid-19 e Influenza (gripe).

Dúvidas

Os imunizantes são seguros, mas havendo dúvidas, acesse o site Vacina 100 Dúvidas, do Governo do Estado. O portal reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. O espaço tem informações claras para desmistificar fake news com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.

Saúde Pública

Jundiaí fecha o cerco contra criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Por

Agentes de saúde fazendo vistoria em casas na cidade de Jundiaí
Ação de vistoria nas casas e estabelecimentos segue nos próximos dias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Agentes comunitários de saúde, sob coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estiveram nas ruas, durante todo o dia deste sábado (02), para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, que além da dengue, também transmite a zika e a chikungunya. Foram percorridos 14 quarteirões na Vila…

Continuar lendo

Saúde Pública

Não será feita vacinação em massa contra dengue este ano, diz ministra da Saúde

Ainda segundo Nísia Trindade, o governo discute alternativas para ampliar a oferta da vacina contra a doença.

Publicado

em

Por

Ministra da Saúde, Nísia Trindade
Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (1º), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que "não será possível fazer vacinação em massa" contra a dengue ainda neste ano. De acordo com a ministra, a vacina Qdenga, que está sendo aplicada no momento, é uma "esperança". No entanto, é necessário reaplicar o imunizante em 3 meses. "Para esse momento, independentemente do número de doses, as…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registrou 4 mortes por Covid-19 em 2024

As quatro pessoas eram idosos que não tinham se vacinado ou que não estavam com o quadro vacinal completo.

Publicado

em

Por

teste-ou-exame-covid-19
A cidade registrou 324 casos e quatro mortes por Covid em 2024 (Foto: Drazen Zigic/Freepik)

Nos primeiros meses de 2024, Jundiaí confirmou quatro mortes em decorrência do coronavírus. Esta segunda-feira (26), marcou quatro anos do primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil, em 26 de fevereiro de 2020. Só neste ano, Jundiaí registrou 324 casos e quatro mortes por Covid-19 em 2024. De acordo com dados da prefeitura, os óbitos são de idosos, acima de 60…

Continuar lendo

Saúde Pública

Região Metropolitana de Jundiaí realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta (23)

Somadas, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu ultrapassam os 840 casos confirmados da doença.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (23), os sete municípios da Região Metropolitana de Jundiaí realizam o Dia D de Combate à Dengue. A mobilização foi uma das estratégias pactuadas pelos prefeitos e gestores de saúde da RMJ, com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII). “O cenário é de alerta e não podemos perder vidas em razão da dengue e, também,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí lança Plano Municipal de enfrentamento da dengue

Publicado

em

Por

Equipe de combate a dengue visitando casas em Jundiaí
A conscientização da população é uma das medidas previstas no documento (Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí lançou nesta semana o Plano Municipal de Vigilância das Arboviroses 2024-2025. O documento, que está disponível no site, apresenta uma série de medidas e protocolos adotados para o enfrentamento e a prevenção da dengue e, também, das arboviroses zika e chikungunya, doenças que podem se agravar e levar à morte. “Desde o primeiro alerta de possível epidemia, o Município ampliou…

Continuar lendo
Publicidade