Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Published

on

Atualizado há

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h).

Histórias de pacientes

A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores pelo corpo, dor de cabeça e nos olhos, procurou atendimento na UBS Tamoio. Apesar de um exame inicial ter dado negativo, ela optou por realizar o teste rápido para dengue, que confirmou a doença. “Desde quinta-feira eu estou com essas dores pelo corpo, febre, náusea. Mesmo com meu exame dando negativo, o médico achou melhor eu fazer a testagem rápida para tirar a dúvida e aí sim entrar com a medicação adequada”, relata a costureira.

Noêmia Rodrigues, atendente, também procurou atendimento na UBS Jardim do Lago. Ela e seu filho Ângelo Gabriel, de 10 anos, apresentavam sintomas da dengue desde quinta-feira. O exame de Ângelo deu negativo, mas Noêmia, aguardando o resultado de seus exames, ressalta a importância da avaliação médica. “Eu estou aguardando o resultado dos exames médicos para saber o nível das plaquetas para a gente ter certeza o que é”, explica a atendente.

Números do dia

Ao longo do dia, 201 amostras de sangue foram coletadas, 87 testes rápidos foram realizados e 54 novos casos de dengue foram confirmados.

Qualquer sintoma da doença a pessoa deve procurar atendimento médico (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Alerta das autoridades

O Gestor da Unidade de Saúde da Prefeitura, Tiago Texera, faz um alerta à população: “O cenário ainda é preocupante, estamos atendendo muitos casos por dia. Então, se a pessoa estiver com os sintomas, procure um médico. Não podemos abaixar a guarda nesse momento. Lembrem-se: todo cuidado é pouco. Usem repelente, não deixem água parada. Só assim vamos sair juntos dessa situação”, orienta o gestor.

Sintomas e sinais de alerta da dengue

  • Sintomas: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.
  • Sinais de alerta: dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Luta contra a dengue: um compromisso de todos

A Prefeitura de Jundiaí reforça a importância da colaboração da população no combate à dengue. É fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Medidas simples como manter caixas d’água tampadas, eliminar água parada em recipientes e limpar calhas e ralos podem fazer a diferença.

Saúde Pública

Hospital São Vicente de Paulo em Jundiaí amplia estrutura e atendimento para os bairros

Published

on

Entrada do Novo Hospital São Vicente em Jundiaí, com fachada moderna, jardim e estátua, sob céu azul e palmeira ao lado.
A qualidade no atendimento e a tecnologia implantadas fazem do São Vicente referência nacional - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O centenário Hospital São Vicente de Paulo (HSV), localizado no coração de Jundiaí, é carinhosamente conhecido pela população e trabalhadores como uma "mãe", pois acolhe todos os que precisam. Com base neste conceito de humanização, a instituição celebra seus 122 anos com uma estrutura renovada – mais de 200 reformas já foram realizadas – e com um aumento expressivo na…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a Covid-19 é retomada em Jundiaí nesta quarta-feira (6)

Cidade recebeu novos lotes do imunizante para grupo prioritário. Confira!

Published

on

Aplicação da Vacina de Covid-19 em Jundiaí.
Mais de 7,1 mil idosos, que fazem parte do grupo prioritário, foram imunizados na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a chegada de novos lotes da vacina contra Covid-19 em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma a imunização nesta quarta-feira (6) em crianças de 6 meses a 11 anos, além da população de a partir 12 anos que faz parte do grupo prioritário. O imunizante será disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading
Advertisement