Palhaços voluntários
Ao todo 52 voluntários se revezam para realizar interações semanais com os pacientes

Neste sábado (1º), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Jundiaí recebe o grupo de palhaços ‘Caminho da Alegria’, das 14h às 17h. Ao todo, são 52 voluntários que se revezam para realizar interações semanais com os pacientes.

A coordenadora do grupo, Silmara Leme do Prado, conta que a ação é realizada no hospital há 15 anos e que os participantes fazem parte de um projeto que íntegra o ‘Núcleo Assistencial Casa do Caminho’.

“Em nossas visitas tentamos tirar um pouco o paciente do estado mental em que se encontra, mesmo que seja por alguns instantes. Já existem estudos que comprovam que a abordagem rápida, que mexe com a imaginação e propicia um momento lúdico, contribuem para a recuperação”, afirma.

Para realizar a atividade no hospital, o grupo toma alguns cuidados necessários, como perguntar se o paciente deseja receber a visita, figurino mais clean, sem cores fortes, com único destaque do nariz vermelho. “A ideia é ter um visual leve, que transmita mais tranquilidade ao paciente”, destaca a coordenadora.

A paciente Maria Aparecida Eusébio, que está internada na ala da Clínica Feminina do Hospital aprova a iniciativa. “Sou muito agradecida pelo trabalho deles, o ambiente fica mais leve e o tempo passa mais rápido, a gente se distrai”, comenta.

LEIA TAMBÉM:

Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos

85% dos pacientes aprovam Hospital São Vicente de Paulo

Mas, Silmara conta que as reações são as mais diversas possíveis e que sempre são bem acolhidos e recebidos pelos pacientes, acompanhantes e equipe médica.

Ela ainda afirma que são raros os casos que o paciente não quer interação, mas que isso também não é um problema ou algo “ruim”, já que eles compreendem os pacientes e o que estão passando no momento.