
Do primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, em 26 de fevereiro, até os 234 pacientes confirmados pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (17), foram 20 dias.
Até o momento, são 2.064 casos suspeitos, 1.624 casos descartados. 18 pessoas estão hospitalizadas, 7% do total.
Nesta terça-feira (17), a primeira morte por Covid-19 no Brasil foi confirmada. O paciente é um homem de 62 anos do Estado de São Paulo que, além de apresentar um quadro grave da infecção, também era diagnosticado com diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática.
No mundo, Organização Mundial da Saúde declarou pandemia.
Covid-19 no Brasil
Há casos em Alagoas, Amazonas, Bahia, São Paulo, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
O clima é de isolamento social. Campeonatos de futebol no Brasil e sul-americanos estão suspensos. Em São Paulo, escolas estaduais têm aulas suspensas por tempo indeterminado. Empresas estão permitindo que seus colaboradores trabalhem home office.
Em São Paulo, os pacientes que apresentarem sintomas leves são serão testados
Coronavírus em Jundiaí
Há, por enquanto, 38 casos notificados na cidade. 4 já foram descartados e 34 estão sendo investigados. Não há casos confirmados.
Na segunda-feira (16), a Prefeitura de Jundiaí publicou um decreto municipal que visa conter o avanço do coronavírus em Jundiaí com medidas importantes. As escolas da rede municipal, por exemplo, serão fechadas gradativamente até o dia 20 de março por tempo indeterminado. Os pais terão cinco dias para se preparar com o novo cenário das crianças fora da escola.
Escolas particulares e faculdades da região também adotaram a medida.
Centros Esportivos, Educacionais e Culturais estão fechados e atividades da programação municipal suspensas. Professores serão afastados da sala de aula a partir do dia 23 de março, também sem data prevista para o retorno. Profissionais da saúde e comissionados de todos os setores tiveram suspensão de férias regulares, prêmio e faltas abonadas até segunda ordem.
O Sesc está de portas fechadas. Celebrações municipais, como a Festa do Caqui em Itatiba, e a Festa da Orquídea em Várzea Paulista, foram canceladas ou adiadas.
Proteção
Com o aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, as medidas de proteção individual precisam ser reforçadas.
- Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
- Lave e higienize as mãos frequentemente
- Não compartilhe objetos de uso pessoal
- Limpe regularmente o ambiente e o mantenha ventilado
- Desinfecte as mãos e objetos com álcool gel
- Evite ambientes fechados e aglomerados
O álcool em gel, eficiente na desinfectação das mãos, também some com rapidez das prateleiras e para evitar abusos, o Procon reforça a vigilância a estabelecimentos que decidirem aumentar o preço do produto sem fundamentação.
Transmissão
O novo coronavírus pode ser transmitido de diversas formas: espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato próximo como toque ou aperto de mão ou contato com objetos e superfícies contaminadas.
Sintomas
Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar.
Com a transmissão sustentada em todo o Estado de São Paulo, pessoas que não estiveram fora do país ou tiveram contato com alguém que viajou ao exterior, também podem estar infectadas.
Até o momento não há nenhuma contraindicação sobre medicamentos que podem ser utilizados para tratar os sintomas; no entanto, há o pedido que de doentes evitem tomar ibuprofeno para alívio das dores e febre.
Previsão
Com medo da sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS), o objetivo é que haja o “achatamento da curva”, ou seja, que não haja um pico de números de casos, mas que eles se espalhem por um maior período de tempo para que a saúde pública tenha condições de receber todas as ocorrências graves e prestar atendimento eficiente.
Para isso, cientistas apostam nas medidas preventivas de isolamento social e higiene.
Enquanto outras ações são estudadas para conter uma explosão de casos, a ciência trabalha para que uma vacina seja criada a tempo de conter o avanço do Covid-19.
Nos Estados Unidos, vacina desenvolvida já está em fase de teste em humanos doentes.
[tdj-leia-tambem]
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		