Saúde expande prontuário eletrônico para 15 UBSs
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Saúde expande prontuário eletrônico para 15 UBSs

Os dados dos pacientes podem ser acessados pela equipe de saúde a partir de um clique

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí avança com a implantação do prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Em 42% dos equipamentos – 15 UBSs – os dados dos pacientes podem ser acessados pela equipe de saúde a partir de um clique. O sistema inteligente, que também qualifica as informações e gera economia de papel, tem implantação gradativa e deve chegar a 100% dos equipamentos da atenção básica até o final do primeiro semestre de 2023. A ação, com investimento de R$ 10 milhões, integra as iniciativas de Cidade Inteligente.

“Em todos os setores, Jundiaí trilha o caminho de Cidade Inteligente, o que aumenta a efetividade dos serviços e otimiza os processos e os recursos. A saúde é a nossa prioridade e atuamos para avançar em todos os sentidos. O prontuário eletrônico facilita o trânsito de informações dos pacientes atendidos pela nossa rede, contribuindo para um diagnóstico mais rápido, aumentando a resolutividade”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O sistema que abriga os prontuários eletrônicos foi desenhado a partir de parceria da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) com a Cia de Informática de Jundiaí (CIJUN), sendo integrado ao banco de dados do SIIM – Sistema Integrado de Informações Municipais -, onde estão todos os cadastros dos usuários SUS no Município. O processo foi iniciado em 2018 pela UGPS, com a inclusão dos serviços na rede de dados, aquisição de computadores e demais equipamentos necessários com custo de mais de R$ 5 milhões, além de capacitação dos profissionais e desenvolvimento das plataformas que atuarão de maneira integrada entre as redes de Atenção Básica (Primária) e Ambulatorial (Secundária).

Na prática

Na UBS Tulipas, onde desde julho o sistema está em funcionamento, tanto a equipe de saúde como os usuários apontam os benefícios da inovação. “Ficou bem melhor. Na tela, tenho disponível todo o histórico do paciente, podendo verificar também o atendimento realizado por outros especialistas, o que traz integralidade ao tratamento”, observou a ginecologista Mariana Scheidegger Maia Couto.

“Mudou muito. Ficando tudo no sistema, os dados não se perdem e temos o acesso às consultas, exames, medicamentos utilizados pelo usuário da UBS, o que agiliza e otimiza o atendimento, refletindo na promoção da saúde”, avalia a gerente do equipamento Suelen de Campos Soares.

Já a dona de casa Ana Célia de Araújo Braga gostou de receber a receita impressa. “Quando comecei a passar aqui, era tudo no papel. Agora tudo está bem moderno. A receita sai impressa e eu gosto mais, porque entendo melhor. ”

Expansão

De acordo com o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, finalizada a implantação nas 35 UBSs, a implantação se dará nos ambulatórios e nos serviços da Assistência Farmacêutica.

“Estamos seguindo o cronograma. A expectativa é que, até final de 2023, tenhamos toda a rede de assistência à saúde sob gestão da Prefeitura, totalmente interligada, permitindo à equipe de saúde, a adoção de uma estratégia com o melhor cuidado do usuário, além de possibilitar a alimentação dos indicadores do Estado e do Ministério da Saúde, possibilitando a gestão obter informações específicas sobre a população do território, como por exemplo, a quantidade de pessoas com diabetes na região, focando políticas públicas nas necessidades. A saúde tem desafios, mas atuamos para avançar dia após dia”, enfatiza o gestor.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade