
Na noite desta terça-feira (13), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos que estava internada com suspeita de febre maculosa. De acordo com as informações, a jovem esteve internada desde o dia 9 de junho. Dias antes, ela compareceu à mesma festa que o piloto de Jundiaí, Douglas Costa, sua namorada, Mariana Giordano, e outra mulher, que também faleceram.
O Instituto Adolfo Lutz confirmou essa semana que a febre maculosa foi a causa das mortes dos três. Segundo a Secretaria de Saúde, a menina estava em um hospital particular de Campinas. Mas, até o momento, não houve confirmação da causa da morte da adolescente.
[tdj-leia-tambem]
O que é a febre maculosa?
De acordo com o Ministério da Saúde, “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável”, ou seja, há formas clínicas leves e formas graves. Além disso, a doença tem “elevada taxa de letalidade”.
A febre maculosa é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre através da picada de carrapato, principalmente do “carrapato estrela”. No entanto, a febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa, por contato. Os sintomas são comumente confundidos com outras doenças que causam febre alta. O tratamento é realizado com antibiótico específico.
Em alerta, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pede para que pessoas que moram ou se deslocam por áreas de transmissão fiquem atentas. Ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal, procurem um serviço médico. No local, devem informar que estiveram nessas regiões, para evitar o agravamento do quadro.