Febre Maculosa: doença transmitida pelo carrapato-estrela pode levar à morte
Connect with us

Saúde

Febre Maculosa: doença transmitida pelo carrapato-estrela pode levar à morte

A população deve ficar atenta e evitar transitar ou permitir o acesso de animais domésticos a áreas de ocorrência desses artrópodes.

Published

on

Atualizado há

carrapato-estrela
Carrapatos contaminados são os vetores transmissores da febre maculosa em humanos. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O período entre os meses de maio a outubro é o de maior risco para o parasitismo pelo carrapato-estrela e, consequentemente, para a ocorrência de casos de febre maculosa. A doença é transmitida pelos carrapatos contaminados pela bactéria causadora da doença esses carrapatos podem transmiti-la aos humanos.

Em Jundiaí, neste ano, até o momento, não há casos positivos ou suspeitos para a doença, contudo, a população deve ficar atenta e evitar transitar ou permitir o acesso de animais domésticos a áreas de ocorrência desses artrópodes.

De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) Luis Gustavo G. Nascimento, os carrapatos contam com ciclos de vida definidos, com períodos de maior ocorrência de larvas, ninfas, chamadas de micuins, e carrapatos adultos, bem marcados durante o ano.

“Nesta época do ano a visualização de micuins é maior, no entanto, ao longo de todo o ano é possível encontrar carrapatos nas várias fases de sua vida. Por conta do tamanho reduzido das larvas e das ninfas, muitas vezes, as pessoas não identificam o animal preso à pele. Caso este carrapato esteja contaminado com a bactéria causadora da febre maculosa, a pessoa pode vir a óbito se não for diagnosticada e tratada corretamente”, detalha o veterinário.

Para evitar riscos, as orientações são para que as pessoas e os animais domésticos evitem locais onde há ocorrência de carrapatos e circulação de capivaras. Quando são parasitadas pelos carrapatos contaminados, as capivaras podem apresentar bactérias na corrente sanguínea (bacteremia) por até três semanas, podendo transmitir a bactéria para outros carrapatos que as estiverem parasitando.

No entanto, após esse período se tornam imunes a doença, interrompendo a disseminação da bactéria. Os carrapatos-estrela podem se alimentar de qualquer hospedeiro acidental, inclusive o ser humano, transmitindo assim o agente infeccioso e causando a doença.

Outra medida importante é, caso seja impossível evitar áreas de risco, utilizar roupas claras e longas, além de botas. A verificação do corpo a cada duas horas também é essencial para evitar o parasitismo pelos carrapatos.

Se, mesmo assim, for picado por um carrapato, a pessoa deve realizar a retirada com auxílio de uma pinça, prendendo-o bem perto da pele e girando-o para que se desprenda do corpo. Após a picada, em caso de ocorrência de algum sintoma, como febre alta, náusea, dores musculares, vômito, dor de cabeça, em até 15 dias, procure por atendimento médico imediatamente e relate a ocorrência. Quanto mais dados fornecidos à equipe médica, mais rápido será o diagnóstico”, ressalta.

Saúde

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama

A iniciativa não só promove a educação em saúde, mas também salva vidas ao incentivar mulheres a se cuidarem e buscarem orientação médica de forma preventiva.

Published

on

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama
Foto: Canva

O mês de outubro é mundialmente reconhecido pelo movimento Outubro Rosa, uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres em todo o mundo. A campanha, criada na década de 1990, ganha força a cada ano, promovendo ações educativas e incentivando mulheres a…

Continue Reading

Saúde

Dia do Idoso: Hospital São Vicente traz dicas de como envelhecer com qualidade

Cuidados com a saúde física e mental são importantes para garantir o bem-estar da pessoa idosa

Published

on

Dia do Idoso é celebrado com dicas especiais. Na foto, vemos uma mulher idosa com uniforme do voluntariado do Hospital São Vicente.
Cheia de energia, Maria Marlene é voluntária há 10 anos (Fofo: Divulgação/ HSV)

Hoje, 1º de outubro, é celebrado o Dia do Idoso e, em comemoração à data, o Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí destaca os cuidados com a pessoa idosa. No Brasil, a terceira idade é considerada a partir dos 60 anos, e é uma fase marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, que merecem atenção e cuidados especiais com a…

Continue Reading

Saúde

Depressão infantil: especialista explica sinais de alerta e como proteger a saúde mental dos pequenos

Natália de Oliveira Corrêa Rueda, psicóloga clínica e especialista em desenvolvimento infantil, orienta os pais sobre como cuidar da saúde mental dos filhos

Published

on

Criança abaixada tampando os ouvidos, indicando traços de depressão infantil.
Especialista orienta como cuidar da saúde mental das crianças (Foto: Canva)

No Brasil, cerca de 17% dos jovens entre 10 e 19 anos enfrentam algum transtorno mental, entre eles a depressão infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que representa aproximadamente 5,6 milhões de adolescentes. Esses números são do relatório "On My Mind: The State of the World's Children", publicado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a…

Continue Reading

Saúde

Setembro amarelo: Pesquisas por burnout e sintomas cresceram 37% em 2024

Crescimento nas buscas e casos de burnout revelam urgência em debater a saúde mental no ambiente de trabalho

Published

on

As buscas online pela síndrome e seus sintomas cresceram 37% no Brasil, de janeiro a julho de 2024, conforme levantamento da Medprev sobre Burnout. O aumento significativo em relação ao mesmo período de 2023 reforça a urgência de abordar o tema durante o Setembro Amarelo, mês em que a conscientização da saúde mental está em destaque. O burnout é conhecido…

Continue Reading

Saúde

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Published

on

Close-up de olhos de uma criança, destacando a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma infantil.
Foto: Canva

A terceira edição da campanha De Olho nos Olhinhos tem início hoje (21), com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um dos tipos mais comuns de câncer ocular em crianças de 0 a 5 anos. Esta mobilização de alcance nacional será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, com a participação de…

Continue Reading
Advertisement