
Na última sexta-feira (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu, realizou uma oficina de Fitoterápicos e apresentou a todos os benefícios de unguentos, chás e sucos com ervas fitoterápicas, com propriedades que fortalecem a imunidade.
Jundiaí oferece em toda rede da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) atividades a partir da aplicação de fitoterapia para o bem-estar da população, sendo necessário apenas o contato com a unidade de preferência para conhecer as ofertas disponíveis.
A enfermeira e gerente da UBS Caxambu, Marilu Batista Barreto Costa, reconhece a importância da atividade realizada mensalmente na unidade.
“O perfil do usuário da UBS Caxambu, próximo da zona rural, tem por hábito fazer uso de ervas para chás, por exemplo. Por isso, encaixamos os temas conforme o período. As plantas destinadas para o trato respiratório é importante neste período mais frio”, explica.
Dona Darci da Silva Peres é aposentada e sempre fez uso de chás para ajudar na saúde. “É uma prática que vem de gerações. As oficinas disponibilizadas pela UBS Caxambu ampliam o nosso conhecimento”, afirma.
A farmacêutica, Fernanda Bastos, uma das responsáveis pelo desenvolvimento da atividade, alerta para a facilidade no preparo dos produtos caseiros.
“Por exemplo, os xaropes são feitos com mel, açúcar e ervas, como guaco ou abacaxi, que contém bromélia, e auxiliam no tratamento com alopáticos. Mas, nunca deve deixar os tratamentos prescritos por médicos para usar apenas os fitoterápicos”, argumenta.
LEIA TAMBÉM:
UBS Caxambu realiza oficina sobre chás e xaropes
Silenciosa, hipertensão pode causar graves danos ao organismo
Os interessados nas oficinas fitoterápicas mensais devem entrar em contato com a UBS de referência para identificar quando e em qual atividade o assunto será abordado.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		