
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Jundiaí terão, a partir de junho, o atendimento de médicos especialistas por telemedicina. A informação foi divulgada na manhã desta quinta (27), pelo gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, durante a audiência pública para prestação de contas na Câmara Municipal.
A novidade também será anunciada pelo prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) numa live que ele e Tiago Texera vão fazer às 11h30 desta quinta (27), pelas mídias sociais da Prefeitura e da TVTec Jundiaí.
Segundo o gestor, serão 10 especialidades médicas à disposição por este sistema de telemedicina, inclusive com neurologista e geriatra, que vai resolver 80% da demanda por consultas com especialistas em Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]
“A partir de junho, quando o paciente passar pela consulta com o médico na UBS e ele entender que há necessidade daquela pessoa passar com especialista, o médico vai acessar o computador para aquela especialidade e fazer o atendimento ali, junto com o paciente e o especialista. A receita já sairá na hora, também , com assinatura digital”, comentou Texera.
Com a iniciativa, que será realizada por uma empresa contratada pelo município, Texera disse que Jundiaí terá uma medicina “de ponta, em uma nova era digital” e que já é realidade em vários países por conta da pandemia da Covid19.
Recentemente, o Tribuna de Jundiaí entrevistou o diretor presidente da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), Amauri Marquezi de Luca, que falou sobre os investimentos em tecnologia, principalmente na área da saúde. O município conta hoje com 400 quilômetros de infovia (fibra óptica), além da troca de computadores e sistemas que foram feitas nas UBSs.