Dores nos ombros
Universidade busca pessoas com dores nos ombros

O Laboratório de Avaliação e Intervenção do Ombro do Departamento de Fisioterapia (DFisio), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferece, gratuitamente, consulta profissional e encaminhamento de exames para pessoas que sofrem com dores em um dos ombros.

Os resultados dos exames serão utilizados pelo Rodrigo Py Barreto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), para elaboração de sua tese “Dor no ombro: paradoxo entre modelo patoanatômico e disfunção de movimento”, sob orientação da docente Paula Rezende Camargo, do DFisio.

LEIA TAMBÉM:

UBSs de Jundiaí oferecem oficinas de chás e xaropes

Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

O objetivo da pesquisa é analisar a associação entre testes clínicos, movimentos realizados pela escápula e achados da ressonância magnética em indivíduos com dor no ombro.

Os participantes serão submetidos à consulta fisioterapêutica, com esclarecimento e orientações de condutas domiciliares para amenizar as dores.

“Além disso, é fornecido o exame de ressonância magnética, atualmente o melhor exame de imagem disponível para avaliação de tecidos moles. Todos os exames serão avaliados por um radiologista especialista em musculoesquelética”, salienta Rodrigo.

Rodrigo explica que, atualmente, a avaliação padrão do ombro é baseada em testes especiais e exames de imagem, mas é pouco explorada. Ele ainda diz que manobras modificadoras de sintomas e na qualidade do movimento, podem também ajudar a melhorar a forma como os pacientes são diagnosticados.

Como participar do estudo?

O voluntário deve apresentar a capacidade de levantar o braço, não deve ter sido submetido à cirurgia ou fraturado o braço nas proximidades da articulação, não ter implantes metálicos, como hastes ou placas no corpo, e não estar em tratamento fisioterapêutico.

Podem participar pessoas de ambos os sexos e idades, com índice de massa corpórea de até 28kg/cm².

Os candidatos devem se inscrever pelos telefones (16) 3306-6695/ (16) 99633-9258, ou pelo e-mail: [email protected].

Dores nos ombros
Fisioterapeuta Rodrigo Py Barreto (Foto: Reprodução/São Carlos Agora)

Fonte: São Carlos Agora