Vacinação contra gripe
Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para ser encerrada no dia 31 de maio, segundo orientações do Ministério da Saúde. Em Jundiaí, pouco mais de 40% das crianças entre seis meses e menores de seis anos ainda não receberam a dose que imuniza contra o vírus H1N1.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBS e Clínica da Família durante horário de funcionamento.

Além da imunização de 58,6% das crianças (15.524), 54,4% das gestantes (2.380) e 71,4% dos idosos (35.938) receberam a dose, até o dia 15 de maio, de acordo com levantamento da prefeitura.

Único grupo que está com a cobertura quase completa é as puérperas, com 99,3% (714).

LEIA TAMBÉM:

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil, diz Ministério da Saúde

Número de aplicações de vacina contra a gripe está abaixo do esperado, diz Prefeitura

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, ressalta a importância que as famílias tragam as crianças, que são consideradas mais vulneráveis, para vacinação, juntamente com os idosos.

Ela ainda explica que a vacina leva até 15 dias para ser completamente sintetizada pelo organismo e transformar em imunidade. “Quanto antes tomar, menores os riscos de se contaminar”, completa.