Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha 'Cria na Paz' nas escolas municipais
Conecte-se conosco

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Atualizado há

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil

Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a educação não violenta e a comunicação assertiva entre cuidadores e crianças, com foco na redução da violência.

Passeatas pelas ruas e contação de fábulas marcam o Dia D

As atividades do Dia D variaram de acordo com a faixa etária das crianças. Na Emeb Professora Benedita Alzira de Moraes Camunhas, no Fazenda Grande, as turmas de G4 e G5 realizaram passeatas pelo bairro, levando a mensagem da campanha aos vizinhos, estudantes de outras escolas e usuários da UBS local. Já na Emeb Professora Ângela Rinaldi Bagne, no Rio Acima, as crianças do G3 participaram da contação da fábula dos Porcos Espinhos, que ensina a importância do respeito aos tempos e limites de cada um para uma convivência harmônica.

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Na Emeb do Fazenda Grande, quem puxou a faixa e as crianças da passeata foi a turma do G4 – D, da professora Sandra (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Envolvimento da família é fundamental para o sucesso da campanha

O Dia D contou com a participação ativa das famílias dos alunos, que se mostraram engajadas na construção de um ambiente mais pacífico para as crianças. A dona de casa Bruna Monteiro, mãe da Helena, de 5 anos, ressaltou a importância de ações como essa para combater a violência e promover a paz dentro e fora de casa.

“Ações como esta e com a presença da família são importantes para dar mais uma base para o crescimento das crianças. Já basta de violência que encontramos fora de casa, dentro do lar todo mundo merece ter o máximo possível de paz. Assim, nossos filhos não só param de ver a violência como normalidade e passam a levar paz para os ambientes que frequentam.”

Ações da campanha Cria na Paz continuam ao longo do ano

As atividades da campanha Cria na Paz não se limitam ao Dia D. Ao longo do ano, as escolas municipais de Jundiaí desenvolvem diversas ações para promover a Cultura da Paz entre as crianças, como rodas de conversa, palestras e oficinas.

A Cultura da Paz é essencial para o desenvolvimento das crianças

A gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, destaca a importância da Cultura da Paz para o desenvolvimento das crianças. “A escola é um lugar de segurança, onde as crianças têm condições de estabelecer vínculos afetivos e desenvolver habilidades de convivência. Ações como a campanha Cria na Paz contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, que constroem um futuro mais pacífico para todos”, afirma.

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
As turmas da Emeb do Rio Acima revezaram-se entre contações de histórias e pintura no novo muro da escola (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha Cria na Paz é um exemplo de como Jundiaí investe na educação das crianças

A iniciativa Cria na Paz é mais um exemplo do compromisso da Prefeitura de Jundiaí com a educação de qualidade para todas as crianças. Através de programas inovadores e da valorização da participação da família, a cidade busca garantir que seus alunos recebam a melhor educação possível e se tornem cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo

Educação Pública

Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicado

em

Por

amigos na volta às aulas escola municipal de Jundiaí
Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a…

Continuar lendo
Publicidade