Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado
Conecte-se conosco

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Atualizado há

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari Marques, além do presidente da Câmara, Antonio Carlos Albino, o espaço completamente renovado e adequado ao conceito do programa Escola Inovadora, foi apresentado às crianças e à comunidade. Os pequenos se empolgaram com as áreas naturalizadas, que, inclusive, contam com um espaço destinado às brincadeiras com água.

“Romper com o ciclo da desigualdade só é possível investindo em Educação. É o que Jundiaí vem fazendo desde 2017, quando assumimos a gestão. A Escola Inovadora é um pilar sólido do governo interplataforma, e temos, convicção que as novas instalações da escola potencializam a aplicação do Guia de Aprendizagem ao Ar Livre de Jundiaí, outra iniciativa da UGE por meio do programa”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A reforma foi iniciada por necessidade estrutural e para adequação sistema de ensino municipal. As intervenções foram realizadas durante os anos de 2022 e 2023, período em que os alunos foram relocados em unidades do entorno. Com a reabertura, a escola irá atender crianças de até dois anos (Educação Infantil I – creche) e conta com capacidade de atendimento de até cerca de 165 crianças, no total. Para este ano letivo, haverá cinco turmas para cada período (manhã e tarde): um berçário (crianças entre seis meses e um ano), dois G1 (crianças de até um ano) e G2 (crianças de até dois anos).

Descerramento de placa contou com a participação de todos os servidores da unidade e famílias presentes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A unidade escolar tem área total de 425 metros quadrados e conta com 5 salas de aula, uma sala de reuniões, cozinha, banheiros e pátio.” Na área externa estão presentes os diversos elementos vinculados ao programa Escola Inovadora, como espaço para fogueira de chão, brinquedos com água (inspirados no Mundo das Crianças), pequenos morros unidos por tronco de árvore (opção de brincadeira de
escalada para o tamanho das crianças), tanque de areia, caminho sensorial, Inova na Horta (horta escolar com cinco canteiros acessíveis), além de brincadeiras de chão com a identidade visual da campanha Pé de Infância e elementos de Parque Naturalizado com conceito Urban95″, destacou a gestora, Vastí Ferrari Marques.

Dona Eva Belussi Guimarães, 73 anos, não tem mais netos ou bisnetos que estudam na escola do bairro, mas compareceu ao evento para conhecer o espaço e elogiar todo o trabalho que foi realizado. “Moro no Eloy há 43 anos. Aqui criei meus filhos. Essa escola, com a qualidade que está, estrutura e equipe, é um diferencial para o bairro. A Educação de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando e os gestores estão de parabéns”, elogiou.

Quem está ansioso para colocar o filho na EMEB, é Ourivaldo Santana, 41 anos, pintor. Ele tem o pequeno Théo, com menos de dois anos e de Natalia, com 5 anos, que estuda na escola vizinha, a EMEB Jânio Quadros. “Aqui está maravilhoso. Olha o espaço aberto com jardins e parque para as crianças brincarem e aprenderem. Assim elas aprendem se divertindo”, comentou.

Os apontamentos feitos pelos moradores no bairro são também citados pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que esteve no espaço e destacou a importância do investimento na base. “Jundiaí é a Cidade das Crianças e aqui o investimento é feito na base, na primeira infância e antes, quando estão em gestação, a partir da saúde de qualidade. É um conjunto que eleva a qualidade de vida para as nossas pessoas”, reforçou.

Crianças aproveitaram o espaço naturalizado disponível na escola infantil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais Investimentos

Alinhado ao eixo da atenção à ambiência escolar do programa Escola Inovadora, a UGE realiza revitalizações em diversas unidades escolares da rede municipal. As obras na EMEB Abighail somaram R$ 2,14 milhões. Além dos reparos e manutenções em geral em todas as escolas, as unidades que, recentemente, passaram por revitalizações de maiores dimensões foram: Professora Florisa Volpe (Parque Brasília), Professor Jânio da Silva Quadros (Eloy Chaves), Rotary Club (Anhangabaú), Professora Maria Angélica Lorençon (Corrupira), Professora Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos – Peixinho (Tarumã), além do Complexo Argos, que totalizam, neste período, mais de R$ 5 milhões em investimentos.

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo