Sarampo: Jundiaí vai vacinar com horário ampliado em mais duas UBSs
Connect with us

Saúde Pública

Sarampo: Jundiaí vai vacinar com horário ampliado em mais duas UBSs

Além da Clínica da Família e a UBS Hortolândia, as UBSs Agapeama/Vila Esperança e Tamoio também vão atender em horário ampliado

Published

on

Sarampo - Jundiaí vai vacinar com horário ampliado em mais duas UBSs
Carteira de vacinação deve estar atualizada com as doses necessárias para cada público (Foto: Divulgação)

Para facilitar o acesso da população que precisa tomar a vacina do sarampo, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), implantará, a partir do dia 26, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com horário estendido para o atendimento de vacinação.

Além da Clínica da Família (até 20h) e a UBS Hortolândia (até 21h) que já funcionam normalmente em horário ampliado, as UBSs Agapeama/Vila Esperança e Tamoio passarão a atender das 17h às 21h. A intenção é oportunizar àqueles que não são vacinados com as doses necessárias contra a doença mais endereços para o atendimento.

A oferta de mais unidades com atendimento de Sala de Vacina com horário estendido é feita em bairros estratégicos segundo a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

“Atualmente somente as unidades no Novo Horizonte (Clínica da Família) e Vila Hortolândia atendem no terceiro turno. Com a abertura das unidades no Tamoio e Agapeama/Vila Esperança até as 21h, os moradores dessas áreas terão acesso facilitado e atualizar as carteiras vacinais conforme a necessidade. Vale lembrar que a dose da vacina Tríplice só é feita para aqueles que não possuam a imunização anterior, com duas doses para quem tem entre um ano e 29 anos, e uma dose para quem tem 30 anos ou mais ou nascido a partir de 1960”, detalha.

Ainda de acordo com a enfermeira, crianças entre seis meses e menores de um ano são orientadas a tomar uma dose adicional, que não as libera das duas vacinas feitas na rotina aos 12 meses e aos 15 meses.

As senhas para a vacinação serão entregues até 20h nas UBSs Agapeama/Vila Esperança,  Tamoio e Hortolândia e até  19h30 na Clínica da Família. O funcionamento é de segunda a sexta-feira.

Outro ponto importante da ampliação do atendimento é para a elucidação das dúvidas dos usuários. “Quem não sabe se já tomou ou se possui a quantidade adequada de doses, compareça a uma UBSs para eliminar a dúvida, apresentando a carteira de vacinação. Quem não tem o documento, compareça para a imunização. A proximidade de Jundiaí com São Paulo e o trânsito da população entre as duas cidades facilita a transporte do vírus. Jundiaí registra, até o dia 19 de agosto, três casos positivos de sarampo, 72 notificações e dois casos descartados, por isso, ter a certeza que está com a vacinação em dia é fundamental para evitar a doença”, comenta.

A Prefeitura de Jundiaí mantém a publicação do Boletim Epidemiológico Sarampo atualizado semanalmente para a consulta da população.

As doses de vacina Tríplice (Sarampo-Caxumba-Rubéola) estão disponíveis em todas as UBSs, Clínica da Família e Novas UBSs durante o horário de funcionamento de cada equipamento. Ana Lúcia Cavalcanti da Silva Souza, 41 anos, levou o filho José Vinícius para verificar a necessidade de vacinação contra o sarampo.

“Além de tomar a de sarampo, já que foi orientado por ter tido contato com uma pessoa suspeita de sarampo, ele também tomou outras doses que estavam em atraso”, contou a mulher, que também fez a imunização contra o sarampo por não ter a carteira de vacinação.

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Profissional de saúde preparando seringa com vacina contra a dengue em Jundiaí, focada na imunização de crianças e adolescentes.
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação As doses…

Continue Reading

Saúde Pública

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí tem grande adesão

Postos de vacinação registraram grande adesão da população, destacando a importância da imunização infantil.

Published

on

Profissional de saúde administra vacina oral contra poliomielite em uma criança, enquanto outras famílias aguardam na clínica.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí, realizado neste sábado (8), registrou um movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quatro postos atenderam ao público ao longo de todo o dia, oferecendo a vacina para menores de 5 anos e realizando a atualização das carteirinhas de vacinação. Depoimentos emocionantes reforçam a importância da…

Continue Reading

Saúde Pública

Covid-19: Jundiaí desmente fake news sobre vacinação em escolas

A informação de que a Prefeitura de Jundiaí aplicaria vacina contra a Covid-19 em crianças sem a autorização dos pais tem circulado nas redes sociais. A informação não é verdadeira. Confira.

Published

on

Profissional da saúde aplicando vacina em criança no colo da mãe em Jundiaí
Prefeitura de Jundiaí desmente fake news sobre vacinação contra Covid-19 em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí se manifestou para esclarecer informações falsas que estão circulando em grupos de mensagens sobre vacinação contra Covid-19 em escolas. De acordo com a gestão, há um áudio circulando com fake news. A mensagem diz que equipes de saúde aplicarão a vacinação contra a Covid-19 em unidades escolares de Jundiaí sem autorização dos pais e/ou responsáveis, utilizando…

Continue Reading

Saúde Pública

Combate à dengue em Jundiaí: Duas UBSs abertas neste sábado para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade podem buscar atendimento para sintomas leves e moderados das 8h às 17h neste sábado.

Published

on

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Unidades de Saúde Jardim do Lago e Tamoio abertas no sábado para atendimento de casos leves e moderados de dengue em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em sua luta contínua contra a dengue, anuncia a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (8) para atendimento exclusivo de casos suspeitos da doença. A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, fundamentais para conter o avanço da dengue em Jundiaí. Unidades de Saúde participantes e horário de atendimento…

Continue Reading

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente busca certificação para integrar serviços de urgência e emergência

A iniciativa inédita, junto da Prefeitura de Jundiaí, busca integrar os serviços de Prontos Atendimentos, o SAMU, ambulatórios e UBSs sob selo de qualidade nacional.

Published

on

Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí buscam certificação em rede (Foto: HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de…

Continue Reading